Ex-prefeito de Petrolina e ex-deputado federal, Guilherme Coelho e seu pai Osvaldo Coelho (também ex-deputado federal) sempre trilharam o mesmo caminho que Marco Maciel. No sábado (12), dia em que o ex vice-presidente da República faleceu aos 80 anos, Guilherme não poderia deixar de manifestar seu sentimento pela perda do líder pernambucano.
Confiram:
O Brasil se despede de uma das maiores representações políticas do país. A trajetória de Marco Maciel na vida pública é inspiradora. Pernambucano, começou com a liderança estudantil e chegou a vice-presidente da República, durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso. Homem visionário, forte e que amava seu povo acima de tudo. Teve sucesso em todas as experiências políticas que vivenciou, tanto no legislativo, quanto no executivo.
Durante toda minha adolescência, acompanhei a amizade da família Coelho com Marco Maciel. De todos da família, Marco era mais próximo do ex-prefeito José Coelho, eles tinham o compromisso de conversar todo domingo. Frequentador assíduo de Petrolina, ele abraçou a causa do sertão e trabalhou pelo combate à seca.
Nas minhas memórias, a lembrança que fica de Marco Maciel é a de um homem íntegro, apaixonado pela política e excelente ouvinte. Não tinha hora para trabalhar em prol do Brasil. Uma pessoa de atenção ilimitada. Lembro-me que fui visitá-lo algumas vezes no seu apartamento, em Recife. Ao fim das visitas, ele fazia questão de me acompanhar até a porta do carro. Depois, soube que ele fazia isso com todos que iam visitá-lo, isto gesto simples, mas que mostrava toda humildade.
O legado de Marco Maciel permanecerá vivo e nos servirá de inspiração. Uma perda inestimável, que deixa muita saudade. Meus sentimentos aos familiares e amigos, em nome da sua inseparável esposa Anna Maria.
Guilherme Coelho/Ex-prefeito de Petrolina e ex-deputado federal
Por Carlos Britto