Graças a tecnologia hoje podemos contar com os bancos digitais, o que demonstra que o setor financeiro sofre influência direta pelas transformações e inovações em tecnologia digital.
Desta forma, seja para os profissionais da área financeira ou para os leigos, é primordial o conhecimento e a atenção às tendências do mercado financeiro.
Nesta leitura vamos falar das inovações mais transformadoras do meio financeiro que você precisa ficar de olho para não deixar de lucrar.
Confira tendências no setor financeiro
Existem sete grandes tendências que são muito promissoras no mercado financeiro e que você deve estar atento:
Fintechs
Também conhecidas como startups financeiras, as Fintechs são definidas como novos modelos de negócio de grande inovação no mundo das finanças.
Seu grande impacto no mercado financeiro está no fato de que por muitos anos as grandes empresas permaneceram estagnadas e hoje precisam sair da zona de conforto.
Os bancos digitais, por exemplo, fizeram com que os brancos convencionais repensassem sua forma de comunicação e relacionamento com o cliente para manter a competitividade.
De acordo com o Mapa de Fintechs do Brasil, haviam 504 startups financeiras atuando em 10 categorias distintas, indicando um aumento de 34% comparado com 2018.
Machine Learning
A tradução livre deste termo é aprendizado de máquina. Ou seja, essa tecnologia possibilita que os computadores analisem os dados e realizem a construção de modelos analíticos de maneira automatizada.
O maior impacto desta tecnologia é a maneira de administrar os ativos financeiros. Tarefas que antes exigiam atuação de uma equipe inteira, hoje é feita por um robô que faz suas próprias análises e fornece insights valiosos.
Big Data
O Big Data é uma ferramenta tecnologia que armazena, trata e analisa uma quantidade massivamente de dados, oferecendo insights valiosos para os gestores.
Blockchain
Podemos dizer que esta tecnologia tem o maior potencial de transformação radical no mercado financeiro. De forma generalizada, o blockchain está associado às criptomoedas, mas pode ser usado para outros fins.
Computação Cognitiva
Segundo uma pesquisa do IBM Institute for Business Value, 79% dos executivos que foram entrevistados reconhecem a computação cognitiva como uma ferramenta essencial para o futuro dos negócios.
A computação cognitiva tem a capacidade de interpretar dados não estruturados e também ambíguos, trazendo muita agilidade.
Inteligência exponencial
Mesmo não sendo exatamente uma tecnologia, é um conceito que você deve estar atento em 2021. A grande sacada da inteligência exponencial é a compreensão de que a inteligência artificial e outras tecnologias a ela associadas não progridem de forma linear (1, 2, 3, 4) mas sim exponencial (1, 2, 4, 8). Ou seja, com velocidade muito maior.
Everything as a Service
Também conhecido como XaaS, pode ser traduzido como “Tudo como um Serviço”. Ou seja, o que anteriormente poderia ser vendido ao cliente como um produto, passa agora a ser vendido como um serviço possível de personalização.
Transformação digital no mercado financeiro
Atualmente, você poderia dizer quantas transações financeiras você realizou através da internet ou de aplicativo bancário ao invés de comparecer a uma agência? Certamente que não, certo? A transformação digital mudou a maneira como nos relacionamos com os bancos.
Os bancos digitais são resultantes do processo transformador da tecnologia. No entanto, as mudanças destas startups no dia-a-dia fez com que as pessoas perceberem a mudança na comunicação, no atendimento e na fidelização.
Pagamentos e transferências instantâneas, QR Code, código de barras, Pix, etc. Todos estes recursos são resultantes da transformação digital no mundo financeiro.
Inteligência artificial e personalização de atendimento
Os recursos da inteligência artificial podem mudar totalmente a experiência do cliente. Com esta ferramenta, problemas clássicos podem ser solucionados rapidamente e, assim, otimizar os resultados das empresas.
Os bancos digitais, são startups que utilizam este recurso no dia-a-dois e, através de um sistema cognitivo, conseguem promover um atendimento ao cliente diferenciado.
LGPD e segurança de dados
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ou Lei n 13.709, foi originada para fins de proteção regulamentar e também de tratamento dos dados pessoais dos clientes contidos nos registros das empresas.
Seu papel é determinar a maneira como as empresas armazenam e cuidam dos dados de seus clientes, como emails, estado civil, idade, etc.
Muitas empresas não tinham o controle adequado dos dados, portanto não garantiam a segurança e preservação da privacidade dos clientes.
A LGPD tem o papel de assegurar que os dados que fornecemos às empresas estejam em segurança.
Novas modalidades de pagamento
Com tantas transformações em tecnologia digital, as formas de pagamento também foram modificadas.
Atualmente, entrou em vigor a modalidade de pagamento o PIX, que pode ser feita por transferência e QR Code.
O pagamento é instantâneo e funciona por 24 horas, sete dias por semana, ao contrário dos TEDs e DOCs.
Além disso, temos os aplicativos como Picpay que funcionam de forma parecida.
Outras possibilidades para o PIX
Além do PIX convencional, existem outras possibilidades para o PIX:
- PIX cobrança
- PIX Garantido
Na modalidade PIX cobrança, o funcionamento deve ser como um boleto, com data de vencimento e cobrança de juros e multa por atraso.
No PIX garantido será como o cartão de crédito no banco digital permitindo parcelamento das compras.no banco digital permitindo parcelamento das compras.
Relação entre bancos e fintechs
As fintechs atuam em várias áreas, que antes eram somente ocupadas por bancos. Assim como os bancos tradicionais, o banco digital é uma fintech que analisa o perfil do cliente e oferece transações mais seguras e rápidas. Além disso, operam com taxas de juros bem menores e menos burocracias.
Podemos afirmar que as fintechs impulsionaram os bancos convencionais a buscarem uma nova forma de atender para manter a competitividade.
Evolução constante
A evolução digital no mercado financeiro ocorre numa velocidade exponencial e a todo tempo. Portanto, daqui a alguns meses, já teremos mais conteúdo a aprender.
É preciso estar atento a esta evolução para que possamos sempre ter o melhor do mercado por um menor valor ou com maior índice de lucratividade.
Considerações finais
Ficar de olho nas novas tendências do mercado financeiro significa observar e aprender sobre as novas tecnologias digitais.
O banco digital é uma opção para investir e guardar dinheiro com segurança, além de ser um recurso tecnológico valioso para obtenção de crédito sem burocracia. Além disso, cada vez mais modalidade financeiras estão surgindo para facilitar a vida do consumidor.
Fique atento!
Maria Eduarda de Souza Padilha
Estagiária de SEO | SEO – 51 98551 5709 | 51 98278 6930 (ZAP)
maria.eduarda@jurosbaixos.com.br