Termina, nesta sexta-feira, 1, o período de suspensão de corte de energia para as famílias de baixa renda. A partir de agora, quem não pagar a conta de luz poderá ter a eletricidade suspensa.
A medida foi implementada em março deste ano e prorrogada até 30 de setembro para evitar que cerca de 12 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade ficassem sem energia elétrica por inadimplência. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu a sanção devido à pandemia de Covid-19.
Por conta da crise hídrica, a Aneel está cobrando a conta de luz a partir da bandeia vermelha 2, estendida às famílias de baixa renda nesse mês de outubro. São R$ 14,20 a cada 100 kWh consumido.
Governo não adotará horário de verão
A falta de chuvas e baixo volume de vários reservatórios têm feito com que o Brasil enfrente a pior crise hídrica dos últimos 90 anos. Uma das especulações era se o horário de verão retornaria como aliado na economia de energia elétrica.
Entretanto, o Ministério de Minas e Energia anunciou que não haverá a retomada do programa extinto em 2019 por Jair Bolsonaro (sem partido). O ministro Bento Albuquerque justificou que a medida não traz benefícios.
De acordo com o Datafolha, cerca de 55% dos brasileiros apoiam a volta do horário de verão.
Da Página Oficial yahoo.com
Aqui no www.panoticias.com.br, você fica por dentro das principais notícias, nacional, regional e da “Terra da Energia”.