24 de novembro de 2024 09:42

Trabalho: Benção ou Maldição?

Redação PA Notícias

Como devemos encarar o trabalho? Essa questão só pode ser respondida a partir de uma determinada visão de mundo. O que a Bíblia, a base da visão de mundo dos cristãos, declara acerca do trabalho? E Como encaramos o trabalho?

João Calvino, ao comentar o salmo 128.2, diz que O MUNDO considera que a “vida feliz consista em conforto, honras e muita riqueza”. Percebemos isso na experiência diária, onde vemos apostas na loteria, vagas de “trabalhos fáceis” e tantas outras promessas que alimentam O SONHO DE ÓCIO do ser humano. Ou seja, se buscarmos a raiz dessa percepção veremos que sentimos que em um mundo perfeito o trabalho não existiria. Mas “enganoso é o coração” (Jr 17.9)

Discordando muito desse sentimento, a Revelação escrita de Deus, a Bíblia, afirma que o trabalho é parte do propósito do Senhor ao criar o mundo. Na teologia isso é chamado de “Mandato Cultural”, e se baseia em Gênesis 1.28.

Em outras palavras, o ser humano sempre esteve direcionado à atividade: no desenvolvimento da própria família, procriando e enchendo a terra; e no desenvolvimento do mundo, sujeitando a terra e dominando os animais. Focando nesse último, temos uma ordem ao trabalho.

De acordo com Calvino, em seu comentário a essa passagem, o homem “não foi formado para o ócio, mas para a ação”. Portanto, Deus não somente deu a vida ao homem, mas lhe deu também uma missão adequada à sua natureza: trabalhar!

Se considerarmos o trabalho do homem através das lentes do mandato cultural, que foi dado na criação, manchado pelo pecado mas restaurado na redenção, veremos que temos uma nítida e alegre ordem de Deus para que trabalhemos de forma responsável e apaixonada. Assim, trabalhe de todo coração — Deus realmente quer que você desenvolva o mundo que Ele criou, e sirva seu próximo de todas formas legítimas. Ainda que escorra suor no rosto e as mãos se machuquem com os espinhos (literais ou metafóricos), trabalhe fielmente servindo o próximo, seja na agricultura, na medicina, na culinária ou no marketing.

Cultive, cultue, adore! Promova a cultura dos céus na terra através da sua vocação. Você carrega em seu DNA a autorização para ser fecundo e produtivo em tudo que fizeres.

Salmos 143:8-12

“Todo o seu povo anda suspirando, buscando o pão; deram as suas coisas mais preciosas a troco de mantimento para refrescarem a alma; vê, Senhor, e contempla, pois me tornei desprezível.”

Lamentações 1:11

Pra. Ana Paula Araújo

@anapaula.aaraujo

Idealizadora do @institutosozonosertao

Líder na @cnpauloafonso

Tabeliã no @tabelionato_pauloafonso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *