23 de novembro de 2024 16:23

Ministro visita usinas do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso e participa de solenidade na Ilha do Urubu

Redação PA Notícias

Bento Albuquerque (MME) participa do lançamento do Programa de Modernização das Instalações de Geração da Chesf

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) realiza solenidade de lançamento do seu Programa de Modernização das Instalações de Geração, no próximo dia 23 (terça-feira), a partir das 9h, com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, além da diretoria da Empresa e autoridades locais.

O evento será na Ilha do Urubu, um local de referência para o turismo local, dentro do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, na Bahia. O ministro também fará visita às usinas de Paulo Afonso.

O Programa de Modernização das Instalações de Geração da Chesf é um dos maiores projetos de investimentos de longo prazo na área de geração de energia elétrica do País. Representa ainda o maior conjunto de melhorias em usinas hidrelétricas ligadas ao Sistema Interligado Nacional dos últimos anos.

O objetivo é garantir mais eficiência, maior disponibilidade de energia elétrica, aumento da confiabilidade operacional e valorização dos ativos da Empresa, estendendo sua vida útil.

As usinas que serão modernizadas serão Sobradinho e Paulo Afonso IV, na Bahia; Luiz Gonzaga, em Pernambuco; e Xingó, em Sergipe. Já foram modernizadas as hidrelétricas Paulo Afonso I, II e III (BA) e, também, a de Boa Esperança, no Piauí, em contratações menores anteriores.

Informações adicionais

Entre as ações de modernização estão:

Substituição dos sistemas de medição, proteção, comando, controle, supervisão e regulação; aumento na quantidade de grandezas monitoradas;

Melhorias nos sistemas de acionamento das comportas; digitalização das Salas de Comando, incluindo monitoramento por vídeo wall;

Operação integrada de todo o Complexo de Usinas Hidrelétricas com mais eficiência e confiabilidade operacional;

Readequação nas unidades geradoras para operarem, também, como compensadores síncronos, ampliando a oferta dos serviços ancilares ao sistema elétrico;

Aumento da capacidade de geração de energia reativa para 5.148 MVAr.

Vinicius Augusto de Oliveira Lima <vlima@chesf.gov.br>

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *