25 de novembro de 2024 20:49

Casos de Covid-19 estão subindo rapidamente, o que pode causar um colapso no serviço de saúde do município

Redação PA Notícias

Os casos da Covid-19 estão aumentando em grande proporção no município de Paulo Afonso-Ba. É tempo de cuidados para evitar uma superlotação nas unidades de saúde!

O Boletim Informativo Covid-19 deste domingo (13), adverte sobre mais 68 casos positivos. No sábado (12), foram 71 casos positivos, na sexta-feira (11), 176 casos positivos, na quinta-feira (10), 145 casos positivos, na quarta-feira (9),101 casos positivos, na terça-feira (8), 55 casos positivos, na segunda-feira (7) 180 casos positivos e 1 óbito e no domingo (6), 14 casos positivos.

É importante que neste momento todos estejam cientes que houve um aumento no número de casos ativos, após um período significativo de redução, consequentemente, quanto mais positivos ao mesmo tempo, maior o risco de agravamentos dos quadros e superlotação das unidades de terapia intensiva.

Reforçamos que é preciso, cada vez mais, manter os cuidados para evitar a proliferação do vírus. Previna-se! Mantenha o distanciamento, use a máscara de proteção, higienize as mãos e evite aglomerações.

A Pandemia não acabou!

Desse o início da pandemia, a Secretaria de Saúde implantou o monitoramento para acompanhar as pessoas positivadas com a Covid-19. O grupo presta assistência aos pacientes com informações, tira dúvidas e acompanha a evolução da doença.

Entre as funções destinadas, o monitoramento realiza as transferências dos pacientes positivos do Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA) e Hospital Nair Alves do Souza (HNAS) para Upa. A equipe realiza ainda o transporte dos positivados na Upa para fazer tomografia no HMPA, no BTN, e presta apoio ao Samu na condução dos infectados pelo coronavírus.

“O monitoramento é de fundamental importância para o acompanhamento dos casos porque tira dúvidas e orienta o paciente sobre o isolamento, bem como alguns passos do protocolo a serem seguidos, As visitas são realizadas diariamente”, explica a coordenadora do setor, Cristiane Moura.

A visita é realizada após contato telefônico com o positivado e, caso seja autorizada, a equipe vai até a residência. Se não houver autorização o acompanhamento é feito pelo telefone.  O monitoramento atende pelo número (75) 3281-2000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *