24 de novembro de 2024 16:06

Equipe da Unidade de Controle de Zoonoses promove atividade na campanha de combate ao mosquito aedes aegypti

Redação PA Notícias

Como parte da programação da campanha de combate ao mosquito aedes aegypti, a equipe da Unidade de Controle de Zoonoses promoveu sexta-feira (20), mais uma ação. O objetivo da atividade, que aconteceu no Mercado Público, foi levar informação concreta, fácil, de linguagem clara e específica para que a população possa ajudar a Zoonoses no combate a dengue.

No estande montado no pátio, foi disponibilizado um mostruário de várias espécies de insetos, entre eles o aedes aegypti, que é vetor não somente da dengue, mas da Zyka e Chicungunya, além da febre amarela;  algumas plantas que repelem o mosquito, que é a citronela e alguns tipos de repelentes caseiros que as pessoas podem fazer em casa.

“O objetivo é aproximar a informação para a comunidade, já que a dengue não é coisa tão distante da nossa realidade. A população tem que saber o que é a dengue e saber como prevenir. Começou a chover esses dias e isso eleva mais o risco da dengue e é preciso a gente ficar sempre em alerta com essa doença que pode levar a óbito”, diz o sanitarista da Zoonoses, Bruno Martins.

Ele reforça que é  muito importante que a população não deixe juntar água em casa, porque o mosquito Aedes Aegypti passa a dengue, mas também outras doenças como a Zika, que também tem consequências graves, a Chikungunya, que uma doença que causa dores articulares muito fortes, e a febre amarela.

Entre as ações da campanha de combate ao mosquito, foram realizadas palestras nas escolas e entregas de panfletos na Cozinha Comunitária, Restaurante Popular e abordagem na Praça das Mangueiras e no Centro. A ação de inspeção e orientação dobre a dengue acontece constantemente no município, onde as visitas são realizadas nas residências periodicamente e os agentes intensificam os cuidados sobre a limpeza das casas e dos terrenos e que tipos de materiais podem ser descartados, como os que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito.

Para realizar denúncias de locais com possíveis focos do mosquito da dengue a população pode entrar em contato no (75) 3281-0193.

Texto e foto: Da Página Oficial da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *