24 de novembro de 2024 11:55

Festejos junino em Paulo Afonso homenageia Enoque do Acordeon

Redação PA Notícias

Em evento que aconteceu na Casa da Cultura, no lançamento do São João, o Secretário de Cultura e Esportes, Dernival Oliveira justifica que a homenagem a Enoque, é porque ele (Enoque), “animou os nossos festejos juninos”.

A irmã de Enoque, Dalila Ferreira que esteve presente no evento agradeceu pela homenagem. “Eu me orgulho do meu irmão e agradeço a todos pela homenagem. Ele merecia”.

São João do Coreto

O festejo junino em Paulo Afonso traz uma programação que mistura os artistas da terra e as atrações nacionais. O São João, que acontece no Coreto, será realizado de 23 a 26 de junho, dando prioridade para a prata da casa, com artistas da terra, apresentação de quadrilhas, forro pé-de-serra e traz um perfil voltado para todas as idades, com uma programação que atende crianças, jovens e adultos.

Os artistas da terra que estarão presentes no São João do Coreto são: Apriginho e Banda, Anderson e Banda, Falcão do Forró, Sálvio Emannuel, Fredson, Sala de Reboco, Roberinho do Arcodeon, Cezar Juliano, Tonelada do Forró, Luanderson e Forró 6 Cordas, Eraldo Rocha e Banda e Joquinha Gonzaga.

São Pedro no BTN

O tradicional São Pedro no BTN, de 1º a 3 de julho, traz Calcinha Preta e Dorgival Dantas, além dos cantores e bandas locais. O São Pedro do BTN é marcado por reunir grande público, especialmente os mais jovens.

“Mantivemos a tradição do BTN com uma grade mais diversificada e em celebração aos 52 anos de aniversário. Depois de dois anos, retornamos com essa festa que tem uma representatividade muito grande para a população, especialmente a do bairro e por isso a administração do bairro fez esse esforço para trazer a Calcinha Preta e Dorgival. Faremos uma festa linda pra todos se divertirem”, diz o administrador do BTN, Luiz Humberto.

No BTN, apresentam-se Helinho Ventura, Primu Melo, Kadu Monteiro, Banda Som De3, Ary Souza, G2, Os Safadões, Artur Ezzer, Talo de Jaca, Ailton Madeira, Los 4, Alex e Herly e Juquinha do Forró.

Homenagem da jornalista Veruska Alcântara a Enoque do Acordeon

Enoque Ferreira da Silva nasceu na cidade de Sertânia, povoado de Caruarina, em Pernambuco, em 1954. Aos quatro anos descobriu o gosto pela música e o dom com o seu pai, Francisco Freire da Silva, que fez do menino do Sertão um dos maiores tocadores de sanfona desse país. As pequeninas mãos que iniciavam o toque na sanfona transformaram Enoque do Acordeon em mestre e encantavam sua mãe, Joana Ferreira da Silva.

Junto com seus irmãos Ilda, Maria José, Fátima, Dalila e Cícero, viveu até a juventude em Sertânia, quando aos vinte e poucos anos veio morar em Paulo Afonso, ainda jovem, e consolidou aqui na nossa terra sua carreira. Tocava divinamente, como ninguém, animando com seu instrumento milhares de pessoas em toda a região. Nesta cidade teve dez filhos.

Em 2019 foi tocar sanfona no céu, mas deixou um legado que celebramos com o nosso festejo junino, dando a essa festa o nome dele, que foi um dos maiores músicos sertanejos de todos os tempos! Puxa o fole e toca, mestre! (Veruska Alcântara-30/05/2022).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *