24 de novembro de 2024 13:01

Capacitação de profissionais da educação da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Redação PA Notícias

Cerca de 160 profissionais da educação estão participando da capacitação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo da ação, que está sendo realizada pela Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), é garantir maior inclusão nas unidades escolares. O curso teve início na segunda-feira (1º).

“Quando nós pensamos em nosso planejamento de formação para os nossos profissionais, nossa equipe de Supervisão da Educação Especial achou que seria interessante oferecermos uma capacitação na área de linguagens de sinais, que é libras. Nós pensamos como poderíamos oferecer essa formação e a primeira ideia foi realizarmos uma formação básica para aqueles profissionais que estão diretamente ligados ao convívio com os nossos alunos e posteriormente, a depender de cada perfil do profissional, nos oferecermos o curso intermediário”, diz a secretária de Educação, Elza Brito.

A formação está acontecendo no Auditório da Escola João Bosco, tem carga horária de 20 horas e está sendo ministrada pelo professor da Universidade Federal de Alagoas, Radijalma Teixeira.

“É um prazer enorme estar mais uma vez em Paulo Afonso com esse curso de capacitação para profissionais da área de educação. A importância desse curso é imensa porque cada vez mais nós estamos recebendo alunos surdos nas instituições educacionais e nós temos visto que há uma grande necessidade desses profissionais da área de educação entender as especificidades dessa língua e as peculiaridades desses sujeitos que chegam em sala de aula. Nos focamos em contexto e em temas bem específicos iniciais para garantir possibilidades a esses profissionais em poder se comunicar, mesmo que de forma emergencial, de forma básica. Isso traz uma visibilidade maior para os sujeitos surdos, para a língua de sinais e consequentemente avanços na educação dos alunos”, diz Radijalma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *