As gestantes que são acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão realizando as visitas prévias a maternidade do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS). A medida, preconizada pelo Ministério da Saúde, prevê mais humanização em um dos momentos mais importantes da gestante, dando mais segurança ao conhecer o local que terá o bebê.
De acordo com a gestora hospitalar do HNAS, Renata Fernandes, apesar de algumas grávidas já realizarem a visita, a procura ainda está baixa. Ela reforça que é importante este contato com a maternidade. “Solicitamos às mamães que venham ao HNAS para ver e conhecer a maternidade, os equipamentos ofertados e a equipe. Isso é muito importante porque estaremos trabalhando com as preferências das parturientes”, diz Renata.
A visita pode ser agendada por mulheres no terceiro trimestre de gravidez por meio do telefone (75) 3281- 1280 ou pelo e-mail ouvidoria.hnas@gmail.com, no horário de 8h ás 12 h. Durante o parto, as gestantes terão direito a acompanhante, prática que foi suspensa devido à alta contaminação pela covid-19.
Renata reforça que ao adotar as medidas, a gestão consolida a sua idéia de maior humanização e acolhimento na saúde. “O acolhimento em todas as áreas é muito importante, mas especialmente na saúde, onde as pessoas estão passando por momentos de vulnerabilidade. Então essas medidas vêm reforçar esse compromisso da gestão com a população”.
Atenção para as regras de marcação das visitas:
Será dada a preferência para as grávidas no terceiro trimestre de gestação;
O agendamento será realizado através do telefone (75) 3281- 1280 ou pelo e-mail ouvidoria.hnas@gmail.com, das 8h às 12h
A mulher deverá apresentar o seu cartão de pré-natal, RG ou documento equivalente e máscara de proteção individual;
Para acesso deverá comparecer a portaria administrativa com 15 minutos de antecedência;
A visita poderá ser registrada, porém sem conter imagem de nenhum profissional ou paciente nas imagens;
A gestante poderá entrar com um acompanhante de sua escolha; qualquer sintoma gripal será justificativa para a não realização da visita.