Mais uma vez a cidade de Paulo Afonso é pioneira em uma ação e o destaque acontece pelo 1º Festival Estudantil de Remo, que será realizado em 15 de setembro, sendo a primeira cidade a promover um evento dessa modalidade na América do Sul. O festival acontece a partir das 9h, no lago do Touro e a Sucuri, envolvendo 180 alunos de sete escolas da rede municipal de ensino, numa parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e a Associação Carranca Boat.
Para se preparar para as competições os alunos receberam treinamentos com professores de Educação Física e participantes do Carranca Boat. Por ser um projeto piloto, o objetivo é que a partir de 2023 seja ampliado para outras unidades.
De acordo com o coordenador e supervisor geral de Educação Física da rede municipal, Marcos Brito, será uma grande festa. “A educação física em Paulo Afonso está dando sempre passos adiante. O evento nunca aconteceu em nosso município, é uma novidade que a gente está trazendo. O grande objetivo é mostrar para os alunos da rede municipal que a educação física vai além dos campos, das quadras e da escola. A gente está trazendo o remo como uma das modalidades esportivas na educação física escolar, isso é uma inovação não só em Paulo Afonso, mas para o Brasil. Estamos sempre fazendo o melhor para os alunos”, diz.