O Centro de Assistência à Mulher (CAM) realiza programação alusiva ao Outubro Rosa, mês dedicado a conscientização e combate ao câncer de mama e colo de útero. As atividades tiveram início quarta-feira (5), com uma palestra com a psicóloga Nadja Pinheiro e se estendem durante todo o mês.
A enfermeira e coordenadora, Hélia Valeska, fala sobre a importância de se cuidar, realizando o autoexame. “A gente intensifica bastante essa campanha no mês de outubro, mas realizamos as ações de prevenção durante todo o ano, porque o câncer existe e é uma realidade. Nós intensificamos como profissionais de saúde e parceiros, junto também com mulheres que já tiveram câncer de mama. A gente passa para as mulheres a importância do exame, de procurar uma assistência e se cuidar, isso é muito importante”, diz.
Além do CAM, a programação vai acontecer em todas as unidades de saúde. “Nós temos uma programação do Centro de Referência da Mulher (CRM), inclusive iniciamos com uma palestra realizada pela psicóloga Nadja Pinheiro, com uma conversa com as mulheres que vieram para a consulta com o médico Paulo Lucena, que é nosso mastologista da rede”, explica.
Nesta sexta (7), a equipe estará com os profissionais de educação física, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) na parte da manhã fazendo a abertura dos atendimentos de ginecologia com a médica Cyntia Cysneiros e os médicos Luiz Carlos e Paulo Lucena.
De acordo com Hélia, durante todo o mês terá atendimento ginecológico, contemplando uma quantidade maior de consultas.
Nos dias 14, 17 e 19, junto com esse atendimento e consulta de mastologia e ginecologia, a equipe também estará com o Serviço de Testagem e Aconselhamento (Seta), por meio da coordenadora Isis realizando testes rápidos de Sífilis e HIV.
Como parte da programação, no dia 14 pela manhã, acontecerá uma capacitação no Auditório Edson Teixeira para os médicos e enfermeiros da Atenção Básica.