24 de novembro de 2024 00:01

Chesf conclui retirada de baronesas em Paulo Afonso

Redação PA Notícias

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) concluiu a retirada das macrófitas (Eichhornia crassipes) que se acumulavam na área da Prainha, no município de Paulo Afonso (BA). A Chesf assumiu o serviço de retirada dessas plantas conhecidas como “baronesas”, que em excesso, podem prejudicar o ecossistema do rio.

A Empresa está demonstrando judicialmente que sua atividade não é a causa da proliferação dessas plantas. A qualidade de água da Bacia do São Francisco é responsabilidade de vários entes das esferas governamentais, em especial daqueles que atuam no tratamento de esgoto.

“A Companhia participou dessa limpeza numa ação emergencial, mas é necessário que sejam iniciadas, urgentemente, ações estruturantes por parte dos poderes públicos para evitar nova proliferação das baronesas, pois a causa principal desse desequilíbrio ambiental é o lançamento de matéria orgânica no Rio, a exemplo de esgoto sem tratamento”, afirmou Thiago Aragão, gerente do departamento de Ações Socioambientais da Chesf.

A Empresa tem a função de operar e manter as hidrelétricas e reservatórios e, periodicamente, faz a análise da água dos reservatórios, enviando os resultados aos órgãos ambientais competentes – que ficam também disponíveis em seu site (www.chesf.com.br).

“É fundamental entender que a Chesf atuou assumindo um compromisso, mas não é papel da Empresa fazer a retirada das baronesas. Entendemos que é necessário que cada entidade governamental cumpra seu papel institucional para cuidar da saúde do rio da nascente à foz”, afirmou Aaron Debiasi, superintendente Jurídico da Companhia.

Jose Carlos Teixeira Coelho

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *