Após as eleições do primeiro turno, os bastidores da campanha que envolveu os principais candidatos e candidatas tidas como “di casa” na disputa por uma cadeira na assembleia legislativa da Bahia (Alba), os dois grandes vencedores dessa disputa eleitoral que funcionou como um aquecimento para 2024 foram os Mario´s (Negromonte Jr e Galinho), que devem duelar voto a voto pela prefeitura municipal de Paulo Afonso daqui a dois anos.
O deputado Paulo Rangel (PT) inserido no contexto, reflete que o petista foi reeleito não com o quantitativo de votos que esperava, mas foi. Paulo obteve 4.975 votos em Paulo Afonso. Melhorou muito pouco a sua densidade eleitoral em Paulo Afonso. O resultado deixou um rastro de desgaste e de situações mal resolvidas com outras figuras políticas e surpresas.
O deputado federal reeleito, Mário Negromonte Júnior (PP), foi o federal mais votado de Paulo Afonso, com 14.562 votos. Mário Jr conquista assim o seu quarto mandato seguido sendo um deles como estadual. Na eleição passada, em 2018, o deputado teve apenas 5.325 votos.
A votação de Mário galinho (PSDB), em Paulo Afonso, com 12.730 votos foi inesperada. Galinho na avaliação geral, saiu menor nesta eleição. A atração política de 2020 teve metade dos votos obtidos naquele ano.
A votação da advogada Luiza de Deus (PP), que contabilizou 11.731 votos em Paulo Afonso poderia ter sido maior se tivesse tido apoio de grupos políticos de dentro da atual gestão municipal. Mesmo assim, para uma ilustre desconhecida Luiza se projetou para futuros embates.
A Vereadora Evinha Oliveira (SD) teve uma boa performance, considerando o salto em termos de votação em relação aos 729 votos em 2020. Evinha Oliveira terminou sua primeira disputa a deputada federal com 7.915 votos em Paulo Afonso.
Outro que ganhou projeção para 2024 foi o vereador Marconi Daniel (PV) que recebeu 8.980 votos, sendo um dos mais votados da base do PT. Se apelidam o deputado federal, Mário Júnior de a máquina, Marconi Daniel ganhou notoriedade e é chamado de o rei da zona rural. E isso tem despertado atenção de coordenadores políticos.
Ana Clara (MDB)/Anilton saíram menores dessa eleição, com 4.849 votos em Paulo Afonso, votação inferior ao ex-pupilo Marconi Daniel- mas considerando a forte possibilidade de eleição de Jeronimo (e nesse cenário, o ex-prefeito Dr. Anilton Bastos poderá ocupar uma secretaria de estado), o grupo pode se refortalecer, em especial, se voltar a velha união Dr. Luiz/Dr. Anilton.
Os outros candidatos apenas ocuparam espaço.
Mas, 2024 é logo ali.
Da Redação, com Luiz Brito