A Secretaria Municipal de Saúde, está nos preparativos para o início da nova Campanha de Vacinação contra a Covid-19. A coordenação da Vigilância Epidemiológica e o Departamento de Imunização receberam do Ministério da Saúde um informe técnico que orienta as ações no município. De acordo com a equipe, as doses da vacina bivalente da Pfizer, que serão enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde, estão previstas para chegar nesta semana.
As enfermeiras e vacinadoras, que serão responsáveis pela operacionalização da campanha, participaram nesta quinta-feira (23), no Auditório Edson Teixeira, da capacitação técnica para a nova estratégia de intensificação da vacinação.
Diferente dos anos anteriores, essa ação de imunização será desenvolvida em etapas e de forma escalonada, seguindo a orientação do Ministério da Saúde.
Segundo a coordenadora de Imunização, Damaris Lopes, a nova vacina da Pfizer estará disponível para as pessoas com o ciclo básico concluído. “Recebem as vacinas bivalentes pessoas que apresentarem o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. Além disso, a dose só será aplicada com um período mínimo de quatro meses após a última dose de reforço ou última dose do esquema primário”, explica.