“Agricultura é vocação”. Ao discursar para uma plateia repleta de pequenos produtores rurais, a agricultora Ivelize Gomes de Lima colocou em palavras o sentimento de orgulho por ter herdado a profissão de seus pais e seus avós e de agradecimento pela oportunidade de participar do projeto Lagos do São Francisco. Ivelize mora no povoado Bogó, localizado em Paulo Afonso (BA), um dos doze municípios beneficiados pelo projeto de responsabilidade social da Chesf, em parceria com a Embrapa Semiárido e o BNDES.
O evento, que aconteceu, no último dia 23, no Memorial Chesf, em Paulo Afonso (BA), reuniu produtores rurais, representantes da Chesf, Embrapa e municípios envolvidos. A apresentação dos planos de ação e resultados foi realizada pelo pesquisador da Embrapa Semiárido, Rebert Correia, que na ocasião salientou a importância da aproximação das tecnologias desenvolvidas em laboratório com as pessoas que estão no campo.
Anderson Ramos de Oliveira, chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Semiárido, destacou a importância da parceria para uma “transferência de conhecimento e tecnologias que promovam desenvolvimento, segurança alimentar e segurança ambiental para as regiões beneficiadas”.
A superintendente da área de Comunicação e Relações Institucionais da Eletrobras Chesf, Tatiana Learth Junqueira, falou da satisfação em participar desse importante trabalho, destacando a grandiosidade do Projeto, que agora está registrado na série de minidocumentários lançado no evento e que se encontra disponível neste link ou no endereço www.youtube.com/tvchesf.
Representando a Diretoria da Empresa, o assessor da presidência, Ivaldo de Oliveira e Silva, destacou a longa parceria entre a Companhia e a Embrapa para implementação de projetos estruturantes na região Nordeste. “Historicamente, a Eletrobras Chesf sempre investiu no entorno de seus empreendimentos, beneficiando milhares de pessoas. A Companhia, completando 75 anos, contribui com o desenvolvimento do Nordeste”, destaca.
O Projeto Lagos do São Francisco é uma iniciativa que beneficia às comunidades ribeirinhas do Velho Chico, estimulando a pecuária e a agrícola sustentável para as famílias da região, compreendida pelos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.
Para conhecer mais sobre o Projeto Lagos do São Francisco acesse este link.
Fotos: Cássio Nunes