24 de novembro de 2024 01:03

Luiz de Deus e Marcondes Francisco, participam de reunião com equipe do Instituto Pedra

Redação PA Notícias

A implantação do Museu de Paulo Afonso, foi pauta durante reunião realizada com membros da Prefeitura nesta sexta-feira (31), que além do diretor presidente do Instituto Pedra, Luiz Fernando de Almeida, contou com a presença do ex-deputado federal pelo Estado da Bahia, José Carlos Aleluia e o Assessor da Presidência da Chesf, Marcelo Maia que foram recepcionados pelo prefeito em exercício Marcondes Francisco e o prefeito Luiz de Deus.

“Um museu não é só um depósito de coisas; é a interpretação das coisas do local em que ele está”. Com essa fala, Luiz Fernando, enfatizou a importância da implantação do Museu de Paulo Afonso e durante a apresentação, Luiz Fernando ressaltou a beleza da região, sua riqueza cultural, a importância do Rio São Francisco e a Cachoeira de Paulo Afonso, que é uma das maiores representações iconográficas do Brasil.

“Hoje recebemos o ex-deputado federal e meu amigo Aleluia, junto com sua filha Caroline e a equipe do Instituto Pedra que estão responsáveis pela implantação do Museu de Paulo Afonso. Não tenho dúvidas que esse projeto irá enriquecer ainda mais nosso município com toda a importância que ele tem em guardar a nossa história”. Diz o prefeito Luiz de Deus.

Aleluia falou do Museu não somente como um projeto de urbanização, mas a ocupação de uma área com elementos diversos para a comunidade. “Vimos que o município precisa de um teatro e isso está inserido também no projeto para que possa atender a comunidade não só enquanto Museu, mas em outras necessidades”.

“Esse é o primeiro passo que estamos dando para a realização desse equipamento tão importante para o município e a região. Teremos um excelente e rico projeto de preservação”, falou o prefeito em exercício, Marcondes Francisco.

O equipamento cultural chegará por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC).

À administração municipal, coube a concessão do terreno, com área de 13 mil m², localizada à Rua Maranhão. O Museu de Paulo Afonso, reunirá dispositivos interativos e tecnológicos, para abordar assuntos relacionados à história e cultura da região de Paulo Afonso, aliada à relação geográfica com o Rio São Francisco e questões ligadas a sustentabilidade, meio ambiente, uso da água e geração de energia, projetando a região para o futuro.

Os secretários de Articulação Política, Regivaldo Coriolano e de Infraestrutura, Francisco e Luiza de Deus também estiveram presentes, durante reunião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *