25 de novembro de 2024 09:34

Pessoa com Transtorno do Espectro Autista já pode adquirir Carteira de Identificação na Secretaria de Desenvolvimento Social

Redação PA Notícias

Em uma semana de ações marcadas pela conscientização do autismo, mais uma garantia de direitos é concedida a esse público – a emissão da carteira de identificação pela Prefeitura de Paulo Afonso. O documento será emitido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), cumprindo o que estabelece a Lei Municipal nº 1479/2021.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Cíntia Rosena, o documento garante o pronto atendimento, prioridade e atenção integral no acesso aos serviços das iniciativas pública e privada, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. “As informações que estão na carteira identificam a pessoa autista e torna possível o contato, bem como a seus representantes legais, proporcionando mais segurança, inclusão e autonomia aos beneficiários”, diz Cíntia.

Para ter acesso a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), é necessário se dirigir a Sedes, de segunda sexta-feira, das 8h às 13h, localizada no endereço: Avenida André Falcão, 777, Centro.

São necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento ou Documento de Identidade e CPF; comprovante de endereço atualizado; atestado médico por profissional especialista em Neurologia ou Pasiquiatria do SUS ou rede privada; requerimento preenchido e assinado pelo interessado ou seu representante legal; foto 3×4 recente.

Os menores de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsável legal.

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