Muito ruim para o país a “impressão” de ter o judiciário como peça do jogo político nacional. “Noves fora” qualquer que seja sua ideologia ou seu político/partido de preferência, temos que torcer para uma atuação precisa, pontual e irretocável do Poder Judiciário principalmente nos assuntos concernentes as eleições e a manifestação da vontade popular.
A manutenção da democracia prescinde um Judiciário fortalecido e afastado do tabuleiro político. Os tribunais devem servir única e exclusivamente aos fatos que lhe são expostos e correta aplicação do direito. A classe política precisa aprender a respeitar mais uns aos outros e não levar todas as miligramas das diferenças ideológicas para se tornar assunto de direito, até porque não é! Pode não parecer, mas essa é a receita perfeita para a manutenção de uma eterna instabilidade onde quem vai pagar a conta é a sociedade brasileira frente aos reflexos diretos na execução das políticas públicas. Estamos estagnados há anos, e ache você que a culpa foi apenas da pandemia.
Antes de começarem as críticas, esclareço que não estou me referindo a nenhum assunto específico e sim aos acontecimentos dos últimos anos numa visão ampla e geral, que inclusive inclui todas as esferas dos poderes constituídos.
E na hora de atuar, vamos aprender de uma vez por todas que a vida é cíclica, e isso é uma certeza quase tão poderosa e fiel quanto a da nossa morte.
Crédito da foto: Logo do @tse utilizado nas Eleições 2022.
Por Flávio Henrique@ flaviohenrique04
Advogado