PAULO AFONSO- A reportagem exibida pela TV São Francisco, nesta manhã, na qual uma paciente em tratamento contra o câncer de mama relata dificuldade para fazer exames numa clínica particular de Paulo Afonso, que tem convênio com o município, é a ponta de um grande iceberg.
No final de novembro do ano passado, o então prefeito Luiz de Deus (PSD) firmou este convênio com a clínica em questão, e segundo apurou a vereadora Evinha (Solidariedade), a parceria não está sendo cumprida, inclusive, a unidade não aceita receber, por ora, novos pacientes vindos deste convênio.
“A desorganização financeira da prefeitura atinge agora pessoas cuja vida já está tão difícil, soma-se as dificuldades em ter que lidar com a doença e a falta de amparo do poder público”, disse a vereadora.
Nós criticamos porque o governo está fechado, não dialoga com o Legislativo, prossegue a vereadora: “não tem a decência – porque não se trata apenas de obrigação constitucional -, é preciso que, quem lida com o recurso público tenha a decência de explicar a população o que está acontecendo. São incontáveis meses sem pagar a fornecedores e a receita municipal não caiu, como pudemos ver.”
A gente não sabe quais são as prioridades desses governos. “Agora temos este outro governo que se diz continuidade do primeiro, em ambos os casos não sabemos quais são as prioridades, uma vez que até pacientes com doenças graves ficam sem a certeza de que vão poder completar o tratamento.”
“Nós temos denúncias de muitas dívidas, mas as pessoas, por receio de retaliação se recusam a falar abertamente, então como a gente pode ir para cima, especificando cada uma?”
A vereadora reforçou o convite: “estamos abertos para receber o prefeito em exercício e ouvir dele as explicações devidas. Ele [Marcondes] precisa entender que tem reponsabilidades sobre o recurso público, que precisa falar e esclarecer dúvidas.”
Por assessoria parlamentar/Evinha Oliveira.