Presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares escreveu artigo publicado na edição desta sexta-feira, 02, do jornal A Tarde, intitulado “Os Desafios de Jerônimo”, em que destaca as principais tarefas lançadas pelo governador do estado aos partidos políticos, aos gestores municipais, à administração e à sociedade baiana. No artigo, o dirigente partidário reforça o compromisso de Jerônimo com o combate à fome, o que considera como um compromisso “humano e revelador” do caráter do governador, e sua missão em fazer ainda mais e melhor pela Bahia.
“À sua administração, ao seu governo e, portanto, a si mesmo, Jerônimo Rodrigues apresenta um desafio humano e revelador do seu caráter: combater a mazela da fome. Uma frase é forte, emblemática e resume a grandeza do seu compromisso. “Não poderemos celebrar felicidade plena enquanto houver um baiano ou baiana passando fome”, desafia o governador da Bahia e, passo contínuo, coloca a roda da administração pública estadual para se mobilizar em todas as áreas, convocando também a sociedade civil para esse objetivo”, escreveu o presidente do PT no artigo.
Aos partidos, o governador lançou o desafio da renovação, dando como exemplo a escolha de seis secretários de Estado que representam uma novidade, afirmou Éden. “Nestes cinco meses de governo, Jerônimo apresentou a tarefa da renovação como uma inequívoca meta para a classe política, em especial, claro, para sua base aliada. Está lá quando convoca Felipe Freitas para a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos; Bruno Monteiro para a Secretaria da Cultura; Eduardo Sodré para o Meio Ambiente; Ângela Guimarães para a Promoção da Igualdade Racial e Povos Tradicionais; Adolpho Loyola para a chefia de gabinete; e Larissa Moraes para a Infraestrutura Hídrica e Saneamento. Um chamamento à necessidade de abrir espaço – 2024 e 2026 são logo ali – para as mulheres, para os negros, indígenas, para toda uma nova geração que está mais do que pronta para contribuir com os espaços institucionais de poder”, afirma o dirigente estadual em seu artigo”.
O presidente do PT Bahia elenca como o desafio aos gestores “uma chamada a ação, a iniciativa, a rejeitar o Estado inercial e ir ao povo e com o povo construir as soluções. Por isso tantas viagens, tantas reuniões, tantos ministros de Lula em solo baiano, por isso vem aí as conferências, os conselhos, o controle social e a participação popular”.
Ao final do artigo, Éden fala sobre a forma como Jerônimo se propõe a fazer ainda mais e melhor pela Bahia e pelo povo baiano. “Na Saúde, Educação, Segurança, mas também na criação de empregos, na geração de desenvolvimento e prosperidade. Caminhamos muito e temos muito orgulho de cada passo. Cada novo hospital, policlínica, escola de tempo integral, programa social, cada nova estrada, ponte ou aeroporto que significou mais integração. Mas Jerônimo quer mais e melhor. E convida a sociedade baiana a sonhar com novos ciclos de inclusão e crescimento, sem se importar com as aves de mau agouro derrotadas nas urnas, mas com o olhar em futuro com mais igualdade e oportunidades para todos”, finalizou.
Ascom PT Bahia
Foto: Divulgação