23 de novembro de 2024 15:52

Requalificação de unidade beneficiamento de mel e cera dinamiza apicultura no Semiárido Nordeste II

Redação PA Notícias

A reforma da unidade de extração de mel e fabricação de cera, instalada no município de Cipó, foi inaugurada, no sábado (08/07), pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, em evento realizado no município, localizado no território Semiárido Nordeste II. A ação, que tem investimento da ordem de R$ 580 mil, beneficia diretamente cerca de 30 famílias de apicultores da região.

A unidade de beneficiamento de mel requalificada, que conta com equipamentos e veículo utilitário, tem gestão da Associação dos Apicultores do Município de Cipó (AAPIC) e está vinculada à Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp), de Ribeira do Pombal. A ação é executada por meio do projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

“O investimento que o Governo do Estado está fazendo na cadeia produtiva do mel vem transformando a vida de milhares de pessoas que estão no campo, com oportunidade de emprego e trabalho digno e é isso que a agricultura familiar representa: um trabalho que dignifica o homem e a mulher do campo e que leva alimento de qualidade para as mesas de baianas e baianos”, afirmou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro. Ele reforçou que a Bahia iniciou um processo para tirar quase dois milhões de pessoas da situação de risco alimentar grave, e afirmou que a agricultura familiar é preponderante para isso.

O presidente da Cooarp, José Carlos Santos, ressaltou que essa é uma parceria que vai promover ainda mais desenvolvimento na região. “Foi formada essa aliança produtiva que representa muito para a gente, porque é um município que não tinha muitos apicultores e já temos agora a participação de mais de 30 apicultores, que realizam um trabalho muito importante”.

O objetivo da ação foi estruturar a unidade de beneficiamento de mel da Associação para aumentar tanto a produção de mel quanto de cera, com equipamentos como envasadora automática, derretedor de cera, laminadora/alveoladora/cortadora, desoperculadora elétrica, balança eletrônica, empilhadeira elétrica gira tambor, dentre outros.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR/SDR, com cofinanciamento do Banco Mundial. Só por meio do projeto foram investidos na apicultura e meliponicultura, nos últimos cinco anos, recursos da ordem de R$ 35,8 milhões.

Entre as ações executadas estão o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) especializada e continuada, implantação, ampliação ou recuperação de unidades agroindustriais de beneficiamento de mel e entrepostos, apoio à gestão dos empreendimentos e qualificação da produção, aquisição de equipamentos, além de outras iniciativas voltadas para o acesso ao mercado. As ações incluem também a distribuição de insumos, a exemplo da entrega de kits de apicultura e meliponicultura, contendo caixas e equipamentos de proteção individual (EPI).

Silvia Costa

Assessoria de Comunicação da CAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *