A situação dos animais abandonados é crítica em todo o Brasil e na cidade de Paulo Afonso – BA não é diferente, embora haja pessoas empenhadas na causa animal, pois, estas entendem que é uma questão de saúde pública, e que a responsabilidade é de todos, ainda são muitos os casos de animais abandonados e vítimas de maus tratos.
Pensando nisso, já existem alguns grupos na sociedade que tentam mudar os hábitos das pessoas, através de informação e conscientização, para que reflitam a respeito do abandono e dos maus-tratos de animais e que estas possam colaborar de forma efetiva em relação à segurança, o bem-estar e a castração destes animais. Uma forma interessante de garantir o bem-estar destes animais é através da adoção comunitária, que acontece geralmente em condomínios, quartéis, locais de trabalhos em geral. Pois, todos são donos destes animais e proporcionam cuidados necessários, como alimentação, água, remédios e principalmente a castração.
Neste sentido, os policiais do 20º Batalhão em Paulo Afonso – BA, sempre tiveram responsabilidade com os animais que se refugiam na OPM, em busca de abrigo, proteção e alimento, e estão empenhados no combate aos crimes de maus tratos e abandono.
A demanda de animais que precisam ser castrados na cidade é GIGANTE! Mas não tem pessoal habilitado para capturar esses animais, que na sua grande maioria, é assustado e arisco.
Para realização das denúncias, ligar para o 190/POLÍCIA MILITAR, para que seja dado início ao protocolo de atendimento de a ocorrências que envolvam crimes de maus tratos e abandono, a animais domésticos.
Fonte: @ardap.ong