Na sexta-feira, dia 06, a Unidade de Beneficiamento de Pescados, a Canyons Pescados, foi inspecionada pelos técnicos da ADAB que aprovaram as instalações, certificando-a como a primeira unidade de beneficiamento de pescado do estado e que é financiada pelo governo do estadual. A previsão é que até novembro a unidade esteja fornecendo filé de tilápia para todo o estado.
O prefeito em exercício Marcondes Francisco e o Secretário de Desenvolvimento Rural, Osnir Cardoso, realizaram uma visita técnica a Canyons Pescados. “Sábado (07), estivemos no Xingozinho na Unidade de Beneficiamento de Pescados, a Canyons Pescados, onde recebemos o Secretário de Desenvolvimento Rural, Osnir Cardoso, para uma visita técnica”. Diz Marcondes.
Na oportunidade, Marcondes Francisco solicitou ao Secretário a instalação de uma “graxaria”, a qual exerce uma função econômica e ambiental fundamental, reaproveitando os subprodutos do pescado e transformando a carcaça, couro, vísceras em farinhas, óleos e etc, preservando o meio ambiente ao evitar que a degradação desses subprodutos polua as águas, solo e ar.
Esta unidade beneficiadora de pescado tem capacidade para produzir 15 toneladas de filé por dia, gerando emprego direto para 60 pessoas.
Segundo Carlos Ademar, técnico da CAR, “poderemos ter o filé de peixe agregando valor ao produto para colocar inclusive em nossa merenda escolar para os nossos filhos, beneficiando assim o produtor e as famílias consumidoras, melhorando a renda, não só na atividade aquícola, como na indústria”.