25 de novembro de 2024 10:24

Anilton informou ao governador Jerônimo que o projeto de uma nova ponte de acesso a Ilha de PA já está na CONDER

Redação PA Notícias

Durante visita do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues a Paulo Afonso, no dia 20 de dezembro de 2023, foi apresentado ao governador o problema da ponte Professor Gilberto de Oliviera, sobre o Canal da Usina Paulo Afonso IV, que é o único acesso à Ilha de Paulo Afonso e já, há muitos anos, está prejudicado pelo crescimento da população e do número de veículos que transitam por ela todos os dias. O ex-prefeito Anilton Bastos, que estava presente no palanque, informou ao governador que o projeto dessa nova ponte já existe no governo da Bahia e já está na CONDER.

O governador Jerônimo Rodrigues prometeu conhecer o processo e deixou aberto o caminho do diálogo futuro com o objetivo de se encontrar uma solução para o grave problema.

Pauloafonsinos e visitantes que entram ou saem da Ilha de Paulo Afonso, às 7:30, 11:30, e 17:30,  têm que ter muita a paciência com o engarrafamento no acesso à ponte Professor Gilberto de Oliviera( ponte sobre o Canal da Usina Paulo Afonso IV).

Quando a ponte sobre o Canal da Usina Paulo Afonso IV, de acesso a Ilha de Paulo Afonso foi projetada, na década de 1970, a população de todo o município era de 46 mil habitantes, em 1980 já era de mais de 70 mil habitantes, somando-se, naturalmente, todos os bairros fora da ilha e a zona rural do município. Atualmente a população do município é de cerca de 115 mil habitantes, conforme o censo do IBGE de 2022 (112.870).

Paulo Afonso está no limite dos Estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco ficando a poucos quilômetros, no máximo 80, de Jatobá/Petrolândia/Tacaratu/PE, Delmiro Gouveia, Olho D`água do Casado, Água Branca, Pariconha e Piranhas/AL, Canindé do São Francisco/SE e de Glória/Rodelas/Abaré/Santa Brígida/Jeremoabo, na Bahia. O município é também um grande Polo Universitário com o UNIRIOS, UNEB, IFBA e UNIVASF.

Ainda no final do ano de 2009, o prefeito Anilton Bastos, acompanhado do então Deputado Estadual Luiz Barbosa de Deus e do Deputado Federal José Carlos Aleluia, estiveram no Recife em audiência com o presidente da Chesf, na época, Dilton da Conti. Com o prefeito também estavam a Secretária de Planejamento, Patrícia Alcântara e Antônio Galdino,  Assessor de Comunicação e Diretor do Departamento Municipal de Turismo, e foram deixados com o presidente da Chesf dois pedidos da gestão municipal de Paulo Afonso: a revitalização dos lagos do Bairro Chesf, já bem comprometidos naquela época e o estudo, pela hidrelétrica, da possibilidade da duplicação da ponte da Ilha ou a construção de outra ponte, em outro local.

O presidente da Chesf recebeu os documentos, em dezembro de 2009, mas nunca se teve uma resposta da Hidrelétrica do São Francisco.

Em uma das vindas a Paulo Afonso em campanha eleitoral, o então governador da Bahia, Rui Costa, atual Ministro da Casa Civil do governo do presidente Lula, prometeu construir uma nova ponte de acesso à Ilha de Paulo Afonso. E, anunciou na imprensa e nas redes sociais que foi aberta uma licitação para a apresentação de um projeto dessa ponte e se chegou a anunciar a empresa que teria ganho a concorrência.

E, lamentavelmente, o assunto novamente ficou adormecido em alguma gaveta.

O que se espera agora é que o governador Jerônimo Rodrigues, o mais novo cidadão de Paulo Afonso, mande localizar esse projeto da ponte de acesso a Ilha de Paulo Afonso que já está na CONDER e determine a construção dessa nova ponte, para alívio de todos e maior segurança para os moradores e os turistas que nos visitam.

Com Antônio Galdino da Silva

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *