A Secretaria de Educação realizou nesta segunda (1º), a abertura da Semana de Conscientização do Autismo. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em fomentar um ambiente de inclusão e respeito, evidenciando o cuidado e a atenção dedicados às pessoas com o espectro. A Semana de Conscientização do Autismo, acontece até dia 5 de abril, com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites!”.
O evento contou com a presença da secretária de Educação, Elza Brito; o secretário de Saúde, Alexei Vinicius, os representantes de toda sociedade, profissionais de educação, saúde e assistência social. Durante essa semana a programação segue com uma série de atividades nas unidades escolares.
De acordo com Elza, o grande propósito é dar visibilidade a essa causa e promover a inclusão que deve ser cada vez mais ampla, reforçando que o autista tem o direito de estar onde ele quiser e ele tem potencial para isso.
“Estamos abrindo a programação com esse momento com a presença de várias instituições e autoridades, porque o nosso propósito é justamente dar visibilidade a esse tema tão importante. Ao final do mês teremos o nosso segundo Fórum do Autismo e nós seguiremos nesse propósito de formação continuada para os profissionais. Hoje tivemos uma palestra importante e uma forma de apresentar a sociedade as potencialidades que o autista tem. Tivemos a participação de alunos da rede municipal que apresentaram sua arte, música e dança”, diz.
Neste ano o evento tem como tema “Valorize as capacidades e respeite os limites!”, e contou com a palestra da psicóloga Mychelle Albuquerque. As atividades seguem até a sexta-feira (5), nas Escolas da rede municipal, debatendo a importância da inclusão e acolhimento.
“É um enorme prazer estar aqui para fazer algo tão importante, não só na cidade de Paulo Afonso, mas mundialmente que é a Semana e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O tema da palestra é exatamente sobre esse conhecer, incluir, evoluir e adaptar todas as instituições para estar apta a poder praticar e desfrutar desse momento e envolver essas pessoas com informação, porque é a informação que leva ao saber”, enfatizou Mychelle.