A Secretaria da Educação do Estado (SEC) prorrogou a matrícula do Programa Universidade para Todos (UPT) até o dia 26 de abril. Anteriormente, seria até o dia 12 de abril. Ao todo, foram disponibilizadas 19.426 vagas em 2024, em 215 municípios da Bahia.
As vagas estão distribuídas nos 27 Territórios de Identidade e as atividades serão ofertadas em 345 polos de funcionamento. As aulas começam no dia 6 de maio.
Os candidatos contemplados e os que ficaram no cadastro de reserva vão fazer a matrícula na modalidade presencial e/ou virtual, de acordo com as especificidades das universidades parceiras.
No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar cópia e original de carteira de identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), além do comprovante de residência. Ele também terá que preencher uma declaração de próprio punho informando que não cursa e nem possui diploma de nível superior.
Caso o candidato selecionado não compareça à matrícula terá desistência automática da vaga. As vagas decorrentes de matrículas não efetivadas serão automaticamente preenchidas pelos candidatos que estiverem na condição de reserva, respeitando a ordem de classificação.
Outras informações podem ser obtidas através da Coordenação do UPT/SEC, pelo telefone 0800 285 8000 ou pelo e-mail upt@educacao.ba.gov.br.
Novidade neste ano, uma semana integradora será realizada entre os 29 de abril a 3 de maio, com informações sobre o programa, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e as políticas de acesso e permanência no ensino superior.
O programa tem o objetivo de fortalecer as aprendizagens e a preparação dos estudantes concluintes e egressos da rede estadual, para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior.
Neste ano, as universidades parceiras serão:
Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob);
Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb);
Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs);
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb);
Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc);
Universidade do Estado da Bahia (Uneb);
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb).
Foto: TV Globo/Reprodução
Por g1 BA