O pré-candidato a prefeito Mário Galinho (PSD) consegui anular sua filiação ao Partido Progressistas (PP). A Juíza Eleitoral de Paulo Afonso, Janaína Medeiros Lopes, reconheceu na quinta-feira (16), que a filiação de Galinho ao PP foi fraudulenta, já que ele nunca solicitou a filiação ao partido e seus dados foram inseridos no sistema de forma indevida.
Galinho é filiado ao PSD desde março de 2024 e ao solicitar sua certidão de filiação, foi surpreendido com a informação de que constava como filiado ao PP desde abril deste ano.
O PP do município de Paulo Afonso apresentou manifestação ao processo mostrando-se surpreso com a existência da filiação de Galinho ao partido. Alegou que a filiação não foi processada pelo órgão partidário municipal e que tal fato também ocorreu no município de Gavião, o que levou o diretório estadual a acionar o TRE.
A decisão final, a juíza Dra. Janaina também determinou o encaminhamento dos autos à Polícia Civil para que seja apurada a possível violação do art. 350 do Código Eleitoral, que pune crimes eleitorais.