Iniciativa do Centro Universitário do Rio São Francisco já beneficia mais de 2.600 alunos em todo o país, promovendo testes vocacionais, mentoria de carreira e conexão com o mercado de trabalho.
Em seis meses de existência, o Projeto de Vida UniRios, desenvolvido no Centro Universitário do Rio São Francisco (UniRios), sediado em Paulo Afonso (BA), com atuação em todo o Brasil por meio de seus cursos na modalidade de ensino a distância (EaD), já conta com mais de 2.600 estudantes cadastrados, sendo que mais de 60% estão ativos no sistema. A iniciativa, que oferece testes vocacionais, mentoria de carreira, apoio na elaboração de currículo e conexão com empresas da área de atuação, tem se destacado como uma forma inovadora de orientar os alunos em suas trajetórias profissionais.
O projeto inclui cerca de 250 alunos que já se formaram na instituição mas continuam usando o Projeto de Vida para alavancar suas carreiras. Com o Projeto de Vida UniRios, os alunos têm a oportunidade de descobrir seus talentos e competências, conectar-se com empresas da área de atuação, obter apoio na elaboração de seus currículos e construir um plano de carreira alinhado com seus objetivos profissionais. Dessa forma, a instituição busca preparar seus estudantes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e alcançar o sucesso em suas carreiras.
Para Hugo Lima, gerente de marketing do Grupo Sete, o Projeto de Vida UniRios permitiu à instituição obter dados sobre as expectativas profissionais dos estudantes, que podem orientar estratégias metodológicas coerentes com as expectativas e alinhadas com as demandas do mercado. “Podemos dizer que a grande adesão da comunidade acadêmica do UniRios também tem relação com a identificação dos nossos estudantes com a proposta do Projeto de Vida UniRios, que é construir o currículo do futuro, além da mentoria oferecida ao estudante para se conectar com novas oportunidades.”
Katea Barros, coordenadora da CDAP-Coordenação de Desenvolvimento Acadêmico e Profissional, também expressa seu entusiasmo com o envolvimento da comunidade acadêmica e o sucesso do Projeto de Vida UniRios. Para ela, ao apresentar o Projeto de Vida UniRios, é notável que a proposta oferece uma verdadeira mentoria de carreira, e que para o acadêmico a construção do currículo do futuro dá uma perspectiva nova sobre si e sobre esse percurso profissional que está construindo.
A plataforma conecta os estudantes a uma rede que engloba mais de 4 mil empresas, proporcionando não apenas oportunidades de emprego, mas também a construção de uma rede de contatos com profissionais e empresas que podem oferecer oportunidades de crescimento.
O projeto de vida da UniRios oferece testes de perfil comportamental, para que os estudantes descubram seus talentos e competências. Na plataforma, os alunos conseguem criar um currículo profissional voltado para o futuro da trabalhabilidade, com a ajuda de um mentor de carreira inteligente e na jornada de autoconhecimento promovida pelos testes.
A partir das habilidades delineadas pelo aluno, a página indica quais áreas profissionais mais se adequam aos seus interesses, características comportamentais e acadêmicas. Os alunos podem navegar por diferentes carreiras e entender como funciona o trabalho, qual é a média salarial, entre outras informações.
A plataforma ainda oferece conteúdos para completar habilidades que os estudantes ainda precisam desenvolver, com base em suas aspirações profissionais. Na página de networking, os usuários podem fazer contato com empresas parceiras ligadas à sua área e descobrir mais sobre como funciona o trabalho dentro da organização. Existe ainda uma aba de vagas com diversas oportunidades de emprego para se candidatar com um clique.
Sobre o Centro Universitário do Rio São Francisco (UniRios)
A história do Centro Universitário do Rio São Francisco (UniRios) teve início em 1964, quando o professor Gilberto Gomes de Oliveira criou o Colégio Sete de Setembro e estabeleceu um novo padrão na oferta de serviços educacionais em Paulo Afonso (BA) e região. Deste projeto, nasceu o sonho de criar uma faculdade de qualidade e referência. Assim, foi criada em 1º de abril de 2002 a Faculdade Sete de Setembro – Fasete. Ao longo de 17 anos de história, completos em 2019, a instituição viveu momentos ascendentes.
Até 2019, a instituição ofertava dez cursos de graduação. Atenta à demanda por formação em diferentes carreiras, a organização pleiteou junto ao Ministério da Educação tornar-se Centro Universitário, para maior autonomia na criação de cursos, transformando a Faculdade Sete de Setembro no UniRios. Assim, a instituição ganhou uma nova identidade e ampliou sua atuação, hoje forte em cursos tanto presenciais, quanto em ensino a distância, em todo o país.
Foto divulgação: Projeto de Vida UniRios
Para saber mais, acesse: https://mktrd.unirios.edu.br/projeto-de-vida