A Secretaria Municipal da Educação introduz na merenda escolar da rede municipal de ensino o filé de tilápia, sendo mais uma opção de proteína para os alunos. Além do valor nutricional, a ação traz o reforço na produção local, da agricultura familiar, com a aquisição dos produtos por meio da Associação de Piscicultores da Lagoa do Junco, no povoado Xingozinho, área rural de Paulo Afonso.
O prefeito em exercício, Marcondes Francisco, participou da assinatura do contrato com a associação na manhã de terça-feira (25), junto com o secretário de Educação, Flávio Henrique; o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Dernival Oliveira, além da comunidade, secretários, servidores e representantes da associação. A primeira compra será de cerca de uma tonelada de filé da indústria de beneficiamento de tilápia que leva o nome, Canyons Pescados.
A produção de tilápia é um importante vetor de geração de emprego e renda e ter esse alimento na merenda escolar assegura qualidade e economia. E com isso fomentar a economia local e acrescentar variação de cardápio dentro da realidade local.
O secretário Flávio Henrique, ressaltou que essa novidade insere a criança desde as primeiras fases numa cultura de hábitos saudáveis e garante a segurança alimentar e nutricional durante toda a vida escolar.
A indústria de beneficiamento do pescado no Xingózinho é gerenciada pela Associação de Piscicultores da Lagoa do Junco, composta por 20 sócios. Com o investimento de cerca de R$ 2 milhões e com o funcionamento nos três turnos, gerando diretamente 83 empregos, beneficiado os moradores do entorno.