Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Paulo Afonso deu mais um passo para o apoio às famílias que foram atingidas pela chuva na região do Bogó e Barriga. O prefeito em exercício, Marcondes Francisco, reunido com a equipe, nivelou as ações do Programa de Atenção à Situação de Emergência, envolvendo diversas secretarias e benefícios para as famílias.
O programa, que será realizado pela administração municipal, prevê auxílio aluguel de R$ 500; auxílio eletrodoméstico numa parcela única de R$ 2 mil; reconstrução das estradas vicinais com cascalhamento. Nesta quinta-feira (27), será publicado Decreto regulamentando a concessão dos auxílios com base na Lei Municipal de n. 1.356/15. Para a reconstrução das casas, o prefeito convocará sessão extraordinária da Câmara Municipal para votação do Projeto de Lei para abertura de crédito para reconstrução das casas com recursos do Finisa.
Durante a reunião com o gestor e secretários, foi informado ainda o repasse do Governo Federal para cestas básicas, kits de higiene, kits dormitório, entre outras necessidades previstas. De acordo com o projeto, para ter direito aos benefícios, as famílias deverão estar dentro de alguns critérios e serão atendidas as identificadas pela Defesa Civil, que esteve nas localidades junto com a Defesa Civil do Estado, realizando o levantamento especialmente das casas que deverão ser reconstruídas ou necessitam de maiores reparos.
Após a reunião entre os secretários municipais, a equipe se reuniu com alguns dos moradores da localidade para passar as atuações do programa. No dia 3 de julho, será realizada uma reunião com as famílias atingidas na Escola do povoado Barriga, às 10h, para repassar os detalhes do Programa e os documentos necessários para que as famílias possam receber os auxílios.