Por ter um compromisso com quem mais precisa, a Embasa possui a modalidade de tarifa social para clientes que se enquadram em requisitos para ter uma conta mais barata. Hoje, mais de 230 mil famílias baianas já usufruem desse benefício, que reduz a tarifa de água a menos da metade da tarifa normal. Quem consome até 6 metros cúbicos, por exemplo, paga R$ 14,97 por mês de água, que equivale a menos de R$ 0,50 centavos por dia.
Para se inscrever na tarifa social, é necessário ser beneficiário do programa Bolsa Família e não ser titular de mais de uma ligação da Embasa. O imóvel que receberá essa tarifa precisa ter até 60m², ter até oito pontos de saída de água, ser padrão Coelba mono ou bifásico e não ter piscina.
Para Gilmara dos Santos Ferreira, 31 anos, dois filhos, e moradora do bairro Aviário, em Feira de Santana, o benefício é fundamental. “Tenho a Tarifa Social que me ajuda muito. Tenho despesa de remédio, medicação para meu filho de dois anos e parte do dinheiro que eu devia estar pagando de água, por causa da tarifa mais barata, me ajuda a comprar outras coisas para meu filho”, explica.
Os interessados podem fazer a solicitação através do atendimento virtual ou procurar um ponto de atendimento presencial da Embasa para a análise do pedido.
Confira os documentos necessários:
- Documento RG / CPF;
- Conta de água atual;
- Cartão bolsa-família OU Comprovante de Cadastramento do CadÚnico (APP Caixa Tem, APP Bolsa Família ou declaração da Sec. Municipal de Assistência Social);
“Muitas pessoas têm direito a esse benefício, basta reunir a documentação e procurar a Embasa, para que se verifique a possibilidade de inclusão no cadastro nessa modalidade especial de tarifa”, explica a diretora Financeira e Comercial da Embasa, Marcela Lima.
Social – A Embasa exerce sua função social junto à população baiana ao aplicar tarifas que estão entre as mais baixas do país, principalmente aquelas destinadas às camadas mais carentes da população, às quais o desconto concedido é de mais de 60% para consumo de até 10 m³. Além disso, promove acesso aos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Foto: Divulgação Embasa