A 4ª edição do Curso de Capacitação de Oficiais Ajudantes de Ordens 2024 iniciou na manhã desta segunda-feira (4), com uma aula inaugural no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA). O Estado é pioneiro na realização do curso no Brasil que capacita e forma oficiais para o desempenho da função.
Promovido pela PMBA através do Subcomando Geral, a 4ª turma tem 20 alunos, de tenentes a majores, sendo 16 da Bahia, um do Rio de Janeiro, dois do Piauí e um do Tocantins, único bombeiro militar.
“Desejamos aprender muito durante as aulas. Meu objetivo é adquirir mais conhecimento científico com a atividade de ajudância”, destacou a aluna, capitã Jardyla, que já atua como ajudante de ordens da primeira dama do estado do Piauí.
A aula inaugural contou com a abertura do comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Tocantins, Peterson Queiroz de Ornelas e com a palestra do coronel RR Fiúza, com o tema “A importância do Ajudante de Ordens”.
“Na verdade esse curso teve origem numa experiência nossa anterior como ajudante de ordens, minha e do coronel Machado. Ao assumir o comando da corporação eu senti um vazio nessa prática, porque à época eu aprendi por indução. Tive o coronel Machado como meu instrutor quando ele era ajudante de ordens do governador e eu do vice-governador. E quando aqui chegamos eu disse a ele: nós temos um desafio, vamos estruturar um curso, que é o que vocês hoje estão aqui para realizar. Desejo a todos que sejam muito bem-vindos, esperamos que tenham grande proveito e levem esse conhecimento adiante. Já recebemos aqui até alunos até do exterior”, ressaltou o coronel Coutinho.
“O curso visa consolidar uma doutrina de uma atividade que já existe há muitos anos, presente em diversas instituições e esferas do poder público e de extrema importância. Um manual foi confeccionado pelos alunos na primeira edição e foi difundido até internacionalmente”, explicou o capitão Hudson, coordenador do curso e ajudante de ordens do subcomando-geral.
Com uma carga horária de 210 h/a, o curso segue até o dia 29 de novembro.