1 de abril de 2025 18:49

Novo Hospital Universitário da Univasf em área pertencente ao Exército

Redação PA Notícias

Quero expressar o meu contentamento e alegria por tamanho feitio de um sonho tão esperado que agora acredito que poderá se tornar realidade, tenho a esperança e espero que esse dia histórico, possa acontecer, ai sim, iremos comemorar.

Me refiro a construção do Hospital Universitário em nossa cidade, uma obra gigantesca que irá ocupar uma área pertencente ao Exército correspondente a 33 mil metros quadrados ou 3,3 hectares.

Chamar atenção dos senhores(as), comunidade, órgãos ambientais, poder público e instituições no tocante a área para a implantação da obra. Ao que me parece, já foi definida sem se quer ser discutida, debatida e ouvida pela população para aprovação.

Essa área pertencente ao Exército Brasileiro é composta por mata nativa do nosso bioma caatinga com várias espécies de árvores em extinção, a exemplo da Aroeira, Caraíbeira, Angico, Barauna, Pereiro, Umburana, Jurema, além de uma diversidade de cactus( mandacaru, facheiro), além de uma pequena diversidade de pássaros que contribui para o equilibrio ecológico, etc..

Esse patrimônio nativo tem que ser preservado, cuidado, temos que elevar a condição de uma APP (área de preservação permanente). A nossa ilha é muito carente na condição de arborização, sombreamento, precisamos de mais oxigênio, lazer, qualidade de vida, etc.. Considero essa área muito nobre, como o nosso único pulmão verde que merece toda a nossa atenção.

Vamos pensar forte na sustentabilidade do nosso meio ambiente, já que estamos localizados no Semiárido com altas e elevadas temperaturas que afetam a nossa saúde e o bem estar. Sugiro que essa área seja destinada e planejada com á construção de um Parque Urbano Público com todas as infraestruturas, não é fácil, porém com boa vontade política se consegue. Estaríamos diante de uma grande atração turística gerando empregos e renda.

Não nos faltam área para a construção do Hospital, a exemplo do complexo Batalhão da Polícia Militar da Bahia por possuir uma vasta extensão de área, além de outra localizada nas proximidades do Atacadão Assai, etc. Nossa cidade carece de expansão de área, avançar mais além da ilha, isso é desenvolvimento urbano e progresso.

Ivan Dias

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *