Ação marca a abertura das atividades 2025 do Centro de Proteção e Defesa dos Direitos LGBT. Programação inclui acolhimento psicossocial, solicitação de benefícios e apresentações culturais
As portas do Casarão da Diversidade, Rua do Tijolo nº 08, Pelourinho, serão abertas nesta quinta-feira (23), para apresentação das atividades 2025 do Centro de Proteção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD/LGBT). O “Ocupa CPDD” vai das 10h às 17h, e tem uma programação que inclui um mutirão de serviços coordenados por uma equipe multiprofissional. Acolhimento psicossocial, encaminhamento para solicitação de benefícios sociais, orientação pedagógica (Enem/ENCEJJA), retificação de prenome e gênero estão entre os atendimentos oferecidos.
Promovido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH e pelo Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia – GAPA Bahia, instituições parceiras na gestão do CPDD/LGBT, a atividade terá também apresentações culturais e da equipe do Gapa. A proposta é promover uma verdadeira ocupação do espaço por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, público assistido pelo projeto. O dia de atividades será uma mostra das ações previstas para o biênio sob a vigência do Termo de Colaboração firmado entre a SJDH e o Gapa.
Na Bahia, as políticas públicas de proteção e defesa dos direitos LGBT são executadas pela SJDH, em parceria com uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que faz a gestão do CPDD/LGBT. Atualmente, o Gapa Bahia conta com recursos de R$6,3 milhões para garantir o funcionamento e a gestão do Centro durante 24 meses.
O CPDD LGBT articula ações de prevenção às ameaças e violações dos direitos das pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, oferecendo atendimento especializado com foco na promoção de direitos e combate às violências contra a população LGBTQIAPN+. O seu funcionamento está vinculado ao Plano Plurianual 2024-2027, e dialoga com a missão institucional da SJDH de defender a dignidade da pessoa humana através de políticas públicas de acesso à justiça e de promoção e proteção dos Direitos Humanos.
SERVIÇO
O QUE – Abertura das atividades 2025 do CPDD
ONDE – Casarão da Diversidade – Rua do Tijolo, nº 8, Pelourinho
QUANDO – 23 / 01 / 2025, das 10h às 17h
Assessoria de Comunicação – Ascom
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH