Na quarta-feira, 26 de março, foi realizada a solenidade de homenagem póstuma aos policiais que integraram a histórica Volante Tenente Arsênio. O evento contou com a presença do Tenente-Coronel PM Marcos Davi, Comandante do 20º Batalhão e Historiador, acompanhado de oficiais da unidade. Também prestigiaram a cerimônia o Tenente-Coronel PM Marins, Historiador da Polícia Militar da Bahia, bem como o Prefeito de Paulo Afonso, Mário César Barreto Azevedo, que esteve acompanhado do Vice-Prefeito, Pedro Macário, e de secretários municipais. A solenidade teve como propósito prestar tributo aos bravos policiais militares que integraram a Volante Tenente Arsênio e que tombaram em combate no dia 24 de abril de 1931.
A cerimônia aconteceu no povoado Baixa do Boi, na localidade de Tanque do Touro (Lagoa do Mel), no município de Paulo Afonso – BA, reconhecida como um dos pontos turísticos mais importantes do cangaço, onde ocorreu uma das maiores batalhas entre a polícia e os cangaceiros. O local, carregado de história e resistência, se transformou em palco de reverência à bravura e ao legado da corporação militar.
O prefeito Mário Galinho destacou o papel da Volante do Tenente Arsênio no combate ao cangaço. “No marco dos 200 anos da Polícia Militar da Bahia, rendemos homenagem à Volante do Tenente Arsênio Alves de Souza, destacando seu papel na história da segurança pública e no combate ao cangaço. Honrar o passado é fortalecer o presente e construir um futuro ainda mais seguro. Parabéns à Polícia Militar da Bahia pelos seus 200 anos de serviço à sociedade”.
A solenidade teve como propósito prestar tributo aos bravos policiais militares que integraram a Volante Tenente Arsênio e que tombaram em combate no dia 24 de abril de 1931, na Fazenda Tanque do Touro, situada no Povoado Baixa do Boi, no município de Paulo Afonso – BA.
FONTE: ASCOM do 20º BPM e ASCOM – PMPA
Por Redação PANnoticias