A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem adotando, desde o início da pandemia, todos os procedimentos seguros orientados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no que diz respeito à proteção da população do município ao contágio do novo coronavírus. Além da obediência às normas internacionais, o cumprimento da quarentena e de todos os procedimentos relativos ao distanciamento social e proteção individual também estão sendo fiscalizados.
A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando a atualização das ações de combate à Covid- 19 diariamente. Existe um monitoramento e a adoção de uma estratégia intensos para garantir o máximo de proteção à saúde dos pauloafonsinos. O setor de saúde promove reuniões constantes para avaliar o desempenho das ações que já foram adotadas e também planejar novos passos.
As unidades hospitalares e de saúde pertencentes à secretaria vêm realizando testagens constantes em conjunto com diversas ações de combate ao coronavírus, atendendo não só aos habitantes locais como os de mais 11 municípios vizinhos e ainda recebe pacientes de cidades situadas na divisa com outros estados. “Paulo Afonso faz o melhor atendimento de covid na região”, ressalta o secretário de Saúde, Luiz Humberto.
Hoje o município conta com cinco frentes de atendimento onde a população pode receber atendimento especializado: Academia da Saúde, UPA Covid, onde funciona a triagem, Hospital Nair Alves de Souza (HNAS/Chesf), em cujo primeiro andar estão instalados 15 leitos de suporte ventilatório, contando ainda com o Hospital no BTN, onde são realizadas as cirurgias eletivas.
Além do trabalho desenvolvido, desde o início da pandemia a Prefeitura vem adotando todas as medidas necessárias de proteção. Entre elas estão a realização de testes rápidos para Covid-19 em pacientes suspeitos e grupos de risco; intensificação do monitoramento de casos suspeitos e dos atendimentos em casa, realizados pelas equipes de saúde; fiscalização do uso obrigatório de máscara; fiscalização dos estabelecimentos comerciais que não estão cumprindo a quarentena; fiscalização dos procedimentos adotados pelos estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar, durante o período de isolamento; distribuição de máscaras para a população carente e comércio; manutenção da suspensão dos trabalhos para os servidores públicos que não estão trabalhando nos serviços considerados essenciais, além de prestação de informações e orientação dos munícipes sobre o funcionamento dos serviços de saúde, durante o período de pandemia.
O município de Paulo Afonso vem mostrando para o restante da Bahia quais os procedimentos corretos que devem ser adotados para um real controle e monitoramento da pandemia do covid-19, que vem assombrando o mundo nos últimos meses.
Luiz Humberto visita Hospital de Urgência Covid e novo Centro de Triagem do BTN
Na quinta-feira (6), o secretário interino de Saúde, Luiz Humberto, visitou as unidades de atendimento exclusivo a pacientes com sintomas gripais que levam à suspeita de contágio pelo novo coronavírus ou diagnosticados com covid-19.
O secretário, que assumiu interinamente a pasta da Saúde no dia 8 de julho, visitou o novo centro de triagem instalado recentemente na academia da saúde do Bairro Tancredo Neves III e o Hospital de Urgência Upa Covid, inaugurado pela Prefeitura no dia 29 de abril. Ele explicou que as visitas foram feitas para acompanhar o trabalho das equipes, que desde o início da pandemia têm exercido um papel significativo na missão de salvar vidas.
Com o apoio fundamental do prefeito Luis de Deus, nós estamos fazendo tudo o que está ao alcance da gestão municipal para preservar a saúde dos pauloafonsinos e salvar vidas de pessoas, infelizmente contaminadas pelo novo coronavírus. Hoje, visitamos o Hospital de Urgência Upa Covid e o centro de triagem do BTN para acompanhar o trabalho dos profissionais da Secretaria de Saúde e parabenizá-los pelo excelente desempenho à frente dessa batalha, disse o secretário.
O Hospital de Urgência Covid-19, que funciona nas instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), dispõe quatro leitos de UTI, sendo um infantil, além de dez leitos de enfermaria, atendendo à demanda de Paulo Afonso e da microrregião, conforme acordado com o Governo do Estado, que realiza a regulação dos pacientes. A equipe, que trabalha em regime de 24 horas, é formada por cerca de 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, radiologistas, laboratório, entre outros.
O centro de triagem do BTN, que funcionava no Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça Ceu), foi transferido para a Academia da Saúde, no dia 20 de julho, para dar melhor suporte aos usuários. O novo local conta com quatro leitos para estabilização e um respirador de transporte, para ser usado em eventuais casos onde haja a necessidade de remoção do paciente para uma unidade hospitalar.
Informe Publicitário
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paulo Afonso – ASCOM/PMPA