A criação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência: Acessibilidade e Promoção Social. Esse foi o tema dlive ‘Anilton em Conexão’, realizada na terça-feira, 18, nas redes sociais do pré-candidato a prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos. O bate-papo teve como finalidade dar visibilidade ao tema, dando fim a preconceitos, e desse modo, garantir a inclusão.
Participaram da roda de conversa o membro do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, Ailton Santos; a advogada com especialidade em Direito Civil e assistente social especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais, Fabiana Santos e o pedagogo, assistente social, especialista em Libras e mestre em educação, Adailton Soares, onde juntos, participaram de um debate enriquecedor destacando as problemáticas relacionadas ao tema, que servirão também, para a elaboração de projetos de campanha.
Não podemos falar em inclusão e principalmente igualdade, se uma pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida não consegue viver de forma independente, segura, exercendo todos os seus direitos de cidadania e de participação social. Tudo isso, constitui a esses um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da sua qualidade de vida, promovendo assim uma verdadeira acessibilidade com autonomia e independência.
O artigo 9 da Lei n 13.146 do Estatuto da Pessoa com Deficiência destaca que “a pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de: proteção e socorro em quaisquer circunstâncias; atendimento em todas as instituições e serviços de atendimento ao público; disponibilização de pontos de parada, estações e terminais acessíveis de transporte coletivo de passageiros e garantia de segurança no embarque e no desembarque”, entre outros.
A conscientização social e, principalmente, de uma gestão municipal que se preocupa com os problemas que essas pessoas com deficiência enfrentam diariamente é fundamental. Projetos de acessibilidade em espaços públicos, educação inclusiva, qualificação profissional, maior atenção na saúde, transporte e a gratuidade do passe livre municipal, entre outros são fundamentais na cidade de Paulo Afonso e foram abordados com afinco por cada um dos convidados.
Para Ailton Santos “os avanços dentro da sua gestão Anilton foram importantes, atualmente eles estão tentando manter, mas está difícil, é uma situação preocupante. Fiquei satisfeito como as coisas caminhavam antes. Existia a lei brasileira com inclusão e na sua gestão não tinha recurso porque não tava garantido mas o senhor conseguiu a implantação das rampas”, destacou.
Ainda durante a conversa, o pré-candidato, Anilton Bastos, fez questão de destacar que um dos projetos que colocará em prática, se eleito, é a implantação de um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) no bairro BTN, o que ajudaria muito os moradores da localidade, inclusive pela questão do deslocamento.
Ao final da live, o convidado Ailton Santos fez questão de frisar que “e lembrando aos nossos companheiros pré-candidatos, tanto no legislativo, executivo, lembrem-se de nós que não nos esquecemos de vocês. O Anilton saiu na frente aqui lembrando da gente.’’
Da Assessoria