23 de novembro de 2024 04:34

Reabrir economia sem controlar a Covid-19 é ‘receita para um desastre’

Redação PA Notícias

‘Em muitos países, vimos surtos relacionados a aglomerações em estádios, boates, templos religiosos, entre outros’, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou, em entrevista coletiva na segunda (31), para um possível “desastre”, caso os países comecem a abrir suas economias sem avaliar os riscos de contágio pela Covid-19 e as especificidades de cada local.

— As decisões sobre como e quando permitir a reunião de pessoas devem ser tomadas com uma abordagem baseada no risco e no contexto locais. Em muitos países, observamos surtos relacionados a aglomerações em estádios, boates, templos religiosos, entre outros. Existem outras maneiras de realizar reuniões com segurança — disse Ghebreyesus.

Adhanom reforçou que “países ou comunidades com casos esporádicos ou que ocorram apenas em pequenos grupos podem encontrar maneiras criativas de realizar eventos, minimizando o risco”, mas que ninguém deve agir sem cautela:

— Governos devem tomar ações sob medida para encontrar, isolar, testar e cuidar dos casos e rastrear e colocar em quarentena quem for identificado. Os lockdowns podem ser evitados se os países fizerem intervenções direcionadas — emendou o dirigente, que concuiu: — Nenhum país pode simplesmente fingir que a pandemia acabou. A realidade é que este vírus se espalha facilmente. Reabrir a economia sem controle é a receita para um desastre.

O Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *