Para que os idosos de hoje e do futuro tenham qualidade de vida é preciso garantir direitos em questões como saúde, assistência social, educação, transporte, cultura, esporte, entre outros. Essas garantias no Brasil são regulamentados pela Política Nacional do Idoso, bem como o Estatuto do Idoso. E para falar sobre este assunto, o ‘Anilton em Conexão’ de terça-feira, 1º de setembro, discutiu a importância das Políticas Públicas para o envelhecimento saudável.
“O idoso tem que ter o respeito e o reconhecimento por tudo que já fizeram ao longo dos anos. Isso que é essencial. Nós enquanto poder público temos que trabalhar para isso’’, declarou Anilton.
A live contou com um bate-papo em estúdio com o Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, Padre Ednaldo, a empresária, Dona Neném e para completar o trio, a ex-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Francisca Bezerra. Além disso, o encontro teve a participação em vídeo de populares. O pré-candidato respondeu a dúvidas e apresentou propostas de melhorias para o tema abordado.
Um assunto que foi cobrado durante a transmissão foi a volta do Chá Dançante. Implantada em 2009, durante a gestão de Anilton, a ação garantiu momentos de alegria e descontração. “Os idosos precisam demais. Muita gente fica em casa nervoso e com essa festa eu me animava. Olha, eu amava’’, destacou a aposentada, Quitéria Santos.
Anilton, por sua vez, fez questão de responder que pretende retomar não só o Chá Dançante, mas outras atividades como a academia da saúde, informática, cursos, entre outras oportunidades que garantem a inserção social da terceira idade.
“Quando assumi o governo em 2008, chamei Clara e disse que faríamos todo mês um encontro desse. Acho que foi uma das coisas que ela fez muito bem feito. Trazer as pessoas, tirá-las de dentro de casa. O importante é isso. Mostrar para a sociedade que eles são úteis. Eles querem ser vistos. Vamos procurar oferecer tudo que a gente puder. Temos muitas ideias para trazer uma melhor qualidade para as pessoas da melhor idade não só da cidade, mas também da área rural.’’
Por ASSESSORIA ANILTON