23 de novembro de 2024 04:53

Marconi Daniel e Lívia Gomes falam sobre prevenção ao suicídio

Redação PA Notícias

“Setembro Amarelo: Viver é a melhor opção”. O vereador Marconi Daniel e a psicóloga Lívia Gomes, falam sobre a prevenção, suicídio, ansiedade e depressão

O mês de setembro foi escolhido para aproveitar a data de 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para buscar romper o silêncio sobre o assunto.

Em ‘live’ no Instagram na quarta (02/09) com o tema “Setembro Amarelo: Viver é a melhor opção” o vereador Marconi Daniel e a psicóloga Lívia Gomes, natural de Paulo Afonso e graduada pela UNIT (Universidade Tiradentes) falaram sobre prevenção, suicídio, ansiedade e depressão.

Setembro Amarelo é a campanha que visa conscientizar a população sobre a realidade do suicídio. A psicóloga Lívia deu algumas dicas de prevenção como: o diálogo, a presença, e alertou sobre o cuidado de manter armas de fogo e medicamentos perto de alguém com sintomas de depressão.

Lívia também alertou para os sintomas da doença: afastamento social e mudança na rotina são fatores que podem indicar uma depressão. E aconselhou: “O melhor que você pode fazer por alguém próximo é se colocar à disposição.” Às vezes, apenas uma conversa pode ter um impacto muito positivo na vida de alguém.

“Ninguém faz isso por querer. Não é frescura, não é falta de Deus, é dor.” disse ela.

Marconi Daniel também comentou sobre o tabu que há quando se fala em doenças mentais, como a depressão. Levando a psicóloga a comentar: “A consulta com um psicólogo é como qualquer outra. É como ir ao dentista ou nutricionista.” O tabu em torno da depressão que precisa ser extinto para que melhor a população entenda, e saiba onde e quando procurar ajuda.

– Por isso, é necessário ressaltar que o alto índice de suicídio no Brasil é um problema de saúde pública, e não social, como muitos pensam ser. Atualmente, é importante que as políticas públicas de saúde mental sejam enfatizadas e que o governo forneça suporte psicólogo. Com o devido acompanhamento, é mais fácil enfrentar a ansiedade ou a depressão, evitando que o caso se agrave, combatendo o suicídio.

Assessoria Parlamentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *