23 de novembro de 2024 20:49

Procon-BA fiscaliza lojas físicas durante a Black Friday

Redação PA Notícias

Tem gente que já está contando os dias para chegar a “Black Friday” e comprar aquele item tão desejado com desconto ou já adiantar os presentes de Natal. Mas é preciso se atentar para as fraudes que acontecem nesse período, e é aí que entra o Procon-BA.

Com o aumento do movimento no comércio, por causa das festas de fim de ano e também da Black Friday, que em 2020 será no dia 27 de novembro, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), está reforçando a fiscalização, especialmente nos grandes centros comerciais.

Desde a última terça (17), os fiscais estão percorrendo diversas lojas em Salvador para verificar tanto as infrações comuns, como ausência de preço na vitrine e a falta do Código de Defesa do Consumidor, quanto as mais graves, como elevação do preço do produto antes do evento promocional, para dar ao consumidor a falsa sensação de promoção. Caso seja identificada a infração, as multas podem variar de R$ 400 a R$ 6 milhões.

As fiscalizações acontecem até o dia da realização da Black Friday, na próxima sexta-feira (27). Durante a operação iniciada no início da semana no Salvador Shopping, em 18 locais fiscalizados, foram identificadas infrações em quatro estabelecimentos.

Identificou algum abuso? Denuncie

Tanto na capital, quanto no interior, o consumidor também pode ajudar a fiscalizar denunciando irregularidades pelo app do Procon BA Mobile ou pelo e-mail denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br

Repórter: Raul Rodrigues

Fotos: Carol Garcia/GOVBA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *