Cidadão, só descarte pilhas e baterias em postos de recolhimento! Para fazer o descarte correto de pilhas e baterias é necessário, antes de tudo, armazenar as pilhas e baterias sem misturá-las com outros tipos de materiais, apenas embalá-las em plástico resistente para evitar contato com umidade a fim de evitar vazamentos.
Após embaladas, consulte quais são os postos de recolhimento mais próximos da sua residência ou local de trabalho.
Empresas fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são obrigadas a recolhê-las. Porém, você também é responsável pelo descarte correto, utilizando coletores específicos instalados em áreas públicas ou devolvendo nos locais onde as comprou.
Pilhas e baterias possuem elementos químicos em sua composição que são considerados potencialmente tóxicos (Cd, Pb, Co, In, Li, Mn, Hg, Ni, Ag e Zn). No entanto, elas têm sido descartadas de maneira inadequada no lixo comum, por falta de conhecimento dos riscos que representam à saúde humana e ao meio ambiente ou por carência de outra alternativa de descarte.
Desde 1999, o Brasil possui legislação específica que dispõe sobre pilhas e baterias que contêm mercúrio (Hg), chumbo (Pb) e cádmio (Cd), proibindo seu descarte no resíduo sólido comum e estabelecendo a logística reversa (Resoluções CONAMA N° 257 e N° 263 de 1999 e Lei 12 305 de 2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos).
Preserve o meio ambiente! Não descarte pilhas e baterias no lixo! O meio ambiente e a sua saúde agradecem!
Uma campanha sócio ambiental, de conscientização para o descarte correto de pilhas e baterias, da Cerâmica São Francisco, Rua Morumbi – 197, Bairro – BTN III – Paulo Afonso – BA.