24 de novembro de 2024 05:33

Secretaria de Saúde reforça Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

Redação PA Notícias

A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quinta (17), uma busca ativa no centro da cidade fortalecendo a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Setor lojista, supermercados, mototaxis, feira livre, entre outros, receberam os profissionais da saúde.

A gerente comercial Edla Monique recebeu a vacina junto com seus colaboradores. “É uma ótima iniciativa da Prefeitura buscar esse público alvo que por uma situação ou outra não vai a um posto de saúde tomar a vacina. Hoje se fala muito no coronavírus e esquecemos de nos prevenir contra outras doenças, parabéns pelo trabalho”.

A Enfermeira Técnica do setor de Imunização, Damares Lopes, destacou a importância atividade em campo. “A campanha da tríplice viral que contempla sarampo, caxumba e rubéola acontece no município desde março. Entretanto, por conta dessa pandemia da Covid 19, o público de 20 a 49 anos não compareceu as unidades de saúde do município como em anos anteriores. Desde a semana passada estamos nesta busca ativa indo até esse público, seja no centro da cidade, nos bairros, chegando onde essas pessoas estão. A vacina nesse momento é muito importante, tendo em vista que desde 2018 o Brasil está com um surto de sarampo. Essa campanha anual é precisa e mesmo que a pessoa já tenha tomado essa vacina da tríplice viral é necessário tomar novamente. Nosso objetivo é chegarmos a meta de 95% preconizado pelo Ministério da Saúde”.

Ainda segundo informações da enfermeira técnica nessas últimas 24h, 537 pessoas foram imunizadas através dos trabalhos das equipes que atuaram no município nesta busca ativa.

A vacinação segue até o dia 18 de dezembro e está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e de 13h30 as 16h30.

“É importante que cada um faça a sua parte para evitar surtos, epidemias de doenças que podem ser prevenidas por meio de vacinação. Procure um posto de vacinação, não se esqueça de levar a caderneta”, ressalta a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, Viviane Marques.

Fonte: Ascom/PMPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *