Entrevista com a Dra. Wanessa Ramalho sobre acupuntura

 Entrevista com a Dra. Wanessa Ramalho sobre acupuntura

A acupuntura é um tratamento energético da medicina chinesa que visa o reequilíbrio energético e é indicada para todas as patologias. Veja a entrevista realizada pelo PANotícias com a Dra. Wanessa Ramalho e fique informado sobre esse tratamento eficaz.

A acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa. É um tratamento que visa o reequilíbrio energético das funções do organismo e é indicada para todas as patologias, mas não é recomendável para pacientes com traumas físicos, como cortes e fraturas. Na primeira sessão já é possível observar bons resultados. A acupuntura não tem contra-indicação e pode ser feita por pessoas de qualquer idade.

PANotícias: Qual o principal benefício da acupuntura?

Dra. Wanessa Ramalho: A acupuntura é um tratamento energético da medicina chinesa que visa o reequilíbrio energético das funções do organismo. Os chineses consideram que o desequilíbrio energético é o responsável por todas as nossas patologias.

PAN: Como é realizada a acupuntura?

Wanessa: Primeiro fazemos uma avaliação para ver quais são as principais queixas do paciente, fazemos também uma anamnese completa para descobrir como surgiu e onde surgiu o problema, na primeira sessão mesmo já começamos a tratar a principal queixa do paciente. Na segunda sessão começamos a tratar a raiz do problema, após eu fazer uma avaliação precisa.

PAN: Quais partes do corpo são trabalhadas?

Wanessa: Cada órgão tem um trajeto no corpo. Os órgãos considerados na medicina chinesa são os seguintes: rim, baço, coração, fígado, pâncreas e pulmão. As vísceras curiosas, como o cérebro e o intestino também têm trajetos. Nesses trajetos existem pontos onde inserimos as agulhas, essas agulhas irão harmonizar os pontos, causando um reequilíbrio no corpo.

PAN: A acupuntura é indicada para pessoas com quais problemas de saúde?

Wanessa: É indicada para todas as patologias, como hérnia, enxaqueca e estresse, mas não é recomendável para pacientes com problemas traumáticos, como acidentes de carro. A acupuntura não tem contra-indicação e pode ser feita por pessoas de qualquer idade.

PAN: A aplicação da acupuntura é dolorida?

Wanessa: Não podemos dizer que a acupuntura não dói, é apenas um incômodo. A dor depende muito de cada paciente porque cada pessoa tem um grau de sensibilidade diferente.

PAN: Quantas sessões são recomendadas para cada paciente?

Wanessa: Recomendo pelo menos dez sessões, mas a quantidade depende muito da evolução da recuperação de cada paciente.

PAN: Quando os primeiros resultados são perceptíveis?

Wanessa: Na primeira sessão mesmo já podemos observar bons resultados.

PAN: A acupuntura pode ser aplicada em pacientes com enfermidades graves?

Wanessa: Sim. Principalmente para pessoas que tenham câncer que sentem muita dor. A acupuntura é muito boa pra dor.

PAN: Cada sessão tem duração de quanto tempo?

Wanessa: A primeira sessão dura em média 1h, a partir da segunda a duração de cada sessão é de 35min.

 *A farmacêutica bioquímica, Dra. Wanessa Ramalho é graduada em Farmácia no CESMAC em Maceió, pós-graduada nos cursos de Acupuntura (INCISA), Análises Clínicas (CESMAC) e Farmacologia (IBPEX). Atualmente atende como acupunturista na Clínica Fisiofono, localizada na Rua Marechal Rondon, 884, Paulo Afonso-BA.

2 Comments

  • Dra Wanessa, sempre muito inteligente e competente!
    Parabéns pelo sucesso,você merece todas as congratulações!

  • BOA TARDE,
    FAÇO ACUPULTURA HÁ 4 MESES, TENHO HERNÉA DE DISCO LMBAR EXTRUSA SINTO MUITA DOR.
    ACONTECE QUE TEMPO DE DURAÇÃO É APENAS 15 MINUTOS RESULTADO MUITO LENTO !!!!!!!! ESTOU PENSANDO EM MUDAR DE PROFISSIONAL.
    GRATA,

    gUIOMAR

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *