A fisioterapeuta Dra. Nadja Almeida esclarece as principais dúvidas sobre o método Pilates.

 A fisioterapeuta Dra. Nadja Almeida esclarece as principais dúvidas sobre o método Pilates.

A fisioterapeuta Dra. Nadja Almeida esclarece as principais dúvidas das pessoas sobre o método Pilates que traz grandes benefícios para a saúdee vem atraindo muitos alunos. Pratique esse método e tenha uma vida mais saudável.

Nadja Almeida

Um exercício inovador que oferece diversos benefícios a saúde e que vem atraindo muitas pessoas é o método Pilates. Nos dias de hoje a quantidade de frequentadores as aulas vêm aumentando significativamente devido aos vários benefícios oferecidos pelo método. O método oferece exercícios que trabalha o corpo inteiro, a respiração, relaxa a musculatura, melhorando a postura, a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio, aliviando dores musculares, prevenindo lesões, aumentando a disposição, fortalecendo a musculatura e ainda proporcionando um bem estar físico e mental. O PANotícias entrevistou a Dra. Nadja Almeida para esclarecer as principais dúvidas dos leitores, confira:

PANotícias: Quais os principais benefícios do Pilates?

Dra. Nadja Almeida: Reeducação postural, respiração, controle corporal, fortalecimento, é indicado para relaxamento, melhora a oxigenação dos tecidos e uma das principais indicações é para pessoas com dor crônica, como lombalgia e escoliose. Os resultados são perceptíveis principalmente nos dois primeiros meses.

PAN: Qualquer pessoa pode fazer Pilates?

Nadja: Pode sim. Gestantes, crianças, adultos e idosos. Só não é indicado para pessoas com problemas neurológicos.

PAN: Existem exercícios específicos para cada pessoa?

Nadja: Sim. Antes de o aluno começar a aula é feita uma avaliação, para verificar todos os problemas físicos que esse aluno tem. Com isso, são desenvolvidos os exercícios apropriados para cada problema. Os exercícios são selecionados por aluno.

PAN: Quantas aulas podem ser realizadas por semana? E qual a duração de cada aula?

Nadja: Inicialmente para quem nunca praticou é indicado duas aulas por semana. Para quem pratica exercício, recomendo três aulas por semana, mas têm alunos. Para pessoas que praticam exercício físico há muito tempo, indico quatro aulas por semana. Mas a quantidade de aulas vai depender também do desenvolvimento do aluno. É bom lembrar que o Pilates pode ser associado a outros exercícios físicos.

As aulas têm duração de uma hora, fragmentada em três momentos, com exercício inicial de flexibilidade (alongamentos) que promove a distensão nos músculos, em seguida o fortalecimento dos músculos e por último um alongamento.

PAN: O que faz o aluno procurar o método Pilates?

Nadja: Muitos procuram por questão de postura, recomendação médica, problemas de coluna, por relaxamento muscular e para ter um acompanhamento mais adequado na realização de exercício. A procura varia muito.

*A Dra. Nadja Cristiane de Souza Almeida é graduada no curso de fisioterapia na Universidade Tiradentes (UNIT) em Aracaju e possui especialização no método Pilates pela faculdade Meta Corpus em Recife. Atualmente exerce sua profissão na Clínica Spaço Físio & Pilates, localizada na Av. Apolônio Sales, 848 em Paulo Afonso.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *