Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Avanço da Aids na Bahia motiva discurso de Graça Pimenta
Deputada conclama a sociedade contra a doença
Dados da Secretaria da Saúde (Sesab) apontam que nos últimos três anos cerca de 3.600 casos de Aids foram identificados no Estado. Em 2010 foram registrados 1.976 casos, o que representa um aumento em torno de 150% no comparativo com o ano anterior. Percebendo a gravidade da situação, a deputada estadual Graça Pimenta (PR), que também é vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), da tribuna conclamou a sociedade na tarde de quarta-feira (14) contra a doença.
“É chegadoo momento de envolver os orgãos de Saúde, a mídia baiana e a sociedade como umtodo, para estabelecer estratégias de combate a Aids em todas as suas formas.Os dados são preocupantes e tendem a crescer se medidas corretivas não forem tomadas em tempo hábil. É imprescindível assegurar a disponibilidade de serviços de diagnóstico precoce da Aids e também mecanismos que garantam os serviços de assistência aos doentes. Uma maior disponibilidade de informações sobre a doença também é fundamental nessa luta”, afirma.
Conforme dados do Ministério da Saúde, apresentados por Graça Pimenta, a Região Sul teve a maior taxa de incidência de Aids em 2010,com 28,8 casos a cada 100 mil habitantes. Em seguida ficaram as regiões Norte e Sudeste, com taxas de 20,6 e 17,6 respectivamente. Na região Centro-oeste o índice ficou em 15,7 e no Nordeste ficou em 12,6.