Comissão do Ministério da Justiça anistia Carlos Marighella

 Comissão do Ministério da Justiça anistia Carlos Marighella

Desde que foi criada, a comissão julgou 55 mil requerimentos de anistia política. Em 14 mil casos houve algum tipo de reparação econômica, e em 22,5 mil processos houve apenas o pedido oficial de desculpas do Estado. Dezoito mil pedidos de anistia foram negados.

No total, foram concedidos aproximadamente R$ 2,4 bilhões em reparações econômicas. Há 11 mil processos na comissão aguardando análise em primeira instância e outros 3,5 mil pedidos de recurso. Nos últimos três anos, a comissão analisou 10 mil processos por ano. Para o governador Jaques Wagner, a anistia é uma maneira de se fazer justiça e um reconhecimento à luta de Carlos Marighella, que desde a sua juventude lutou pela democracia do país.

“A anistia está fazendo justiça com todos os brasileiros perseguidos políticos da época. A anistia é também uma maneira de dizermos que não queremos que este período de ausência de democracia retorne”, disse Wagner em seu discurso, no qual também anunciou a criação do Memorial Marighella, que vai expor fotos e a biografia do militante político.SECOM

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *