George, Um Mestre com o Giz na Mão

 George, Um Mestre com o Giz na Mão

Tive um professor em Massachusetts, na cidade do Worcester. Chamava-se George e tinha 69 anos de idade (os americanos, quando citam alguém, costumam acrescentar a idade). George foi um dos melhores professores que jamais vi. Nasceu com a pedagogia na alma. Nos conduzia em raciocínio de uma forma bem peculiar; nós aprendíamos. Se vocês estão pensando que vou descrever a nossa sala de aula como um laboratório cheio de todo tipo de bugigangas eletrônicas, vocês estão muito enganados.

Havia um quadro e giz na sala. Lá pela terceira aula, não segurei mais a curiosidade e disparei para o mestre: “Mas George, lá no Brasil a gente pensa que as escolas americanas são equipadas com todo o tipo de  máquinas e recursos visuais.” George logo – e tranquilamente – me respondeu: “O melhor amigo do professor ainda é o quadro e um pedaço de giz”; a lousa do sul do país.

Evidente que os institutos tecnológicos têm que ser equipados com o que há de melhor em termos de tecnologia. O Ifba em Paulo Afonso se esforça a cada dia para oferecer o melhor para os seus alunos. O Ctepi acelera o quanto pode a instalação dos seus laboratórios.

Um grande professor, membro do Conselho Federal de Educação, uma vez afirmou que uma boa aula pode ser dada em um barracão. Estavam na moda os prédios imponentes de Leonel Brizola e de Fernando Collor. O leitor sabe que a palavra academia vem de Academus, o jardim onde Platão reunia os seus alunos e dava as melhores aulas que o mundo já viu.

Uma boa educação, uma boa escola, uma boa aula não dependem exclusivamente do material de apoio. Há uma série de fatores que podem corroborar o bom processo educativo. As melhores escolas, avaliadas pelo Ministério da Educação, não são as que servem à classe alta ou as que estão nas regiões mais ricas do país. Elas são aquelas onde os dirigentes se preocupam mais com os aspectos pedagógicos, os alunos ficam mais tempo e os pais apoiam (repito, apoiam) a escola.

Francisco Nery Júnior

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *