Ministro do STF rejeita pedido para impedir posse de Jader Barbalho

 Ministro do STF rejeita pedido para impedir posse de Jader Barbalho

Marinor Brito queria cancelar reunião no Senado que decidirá sobre posse. Barrado pela ficha limpa, Barbalho foi liberado pelo plenário do Supremo.

 

A senadora Marinor Britto e Jader Barbalho (Foto: Agência Brasil e Agência Estado)

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, negou na noite de terça-feira (27) o pedido da senadora Marinor Brito (PSOL-PA) de cancelamento da reunião da Mesa Diretora do Senado, marcada para esta quarta (28), que deve resultar na posse de Jader Barbalho (PMDB-PA) na vaga atualmente ocupada por Marinor.

“Ante o exposto, indefiro a liminar, o que faço, naturalmente, sem prejuízo de posterior análise do ministro-relator”, afirmou Ayres Britto em sua decisão.

Mesmo barrado pela Lei da Ficha Limpa, Barbalho recebeu na eleição do ano passado 1,8 milhão de votos, quantidade suficiente para ocupar uma das vagas de senador pelo Pará. Impedido de assumir,foi substituído por Marinor Britto, que obteve 727,5 mil votos.

Depois de um ano aguardando uma decisão da Justiça, o peemedebista foi liberado no último dia 14, pelo plenário do STF, para tomar posse como senador.

Em outubro do ano passado, o STF havia decidido que o registro de candidato de Jader Barbalho deveria ser negado com base na Lei da Ficha Limpa. Mas depois que o Supremo derrubou a validade da Ficha Limpa para 2010, a defesa de Barbalho recorreu a fim de que ele pudesse assumir o mandato. Do G1

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *